Meu Curso - Letras

12:23

Quais assuntos que mais gosto no curso?
Já falei por aqui que quando passei para o curso de Letras imaginava que iria estudar o português puro. E só. Mas me enganei e vi que posso segui muitas outras áreas que não seja especificamente lecionar. Já fiz um post falando quais áreas se pode seguir. Já viu? Pois é. Eu pensava que seria esse o assunto principal do curso, e na verdade tem coisas chatas do português sim, mas nada muito assustador.
REDAÇÃO: O que eu mais gosto em Letras é que todas as matérias me força a escrever e a produzir conteúdo. Todos os trabalhos em grupo ou individual eu faço questão de fazer, revisar e comentar. Porque uma das coisas que eu mais gosto é escrever. Então para quem gosta de redação, mas não gosta do português se você fizer o curso não vai nem perceber tanto o português em si. É lógico que tem fonética, fonologia, regras... Mas tudo é de uma forma bem dinâmica e no final você vai ter que produzir alguma coisa. Depois de um semestre do curso consigo produzir textos muito mais rápido do que quando eu entrei na faculdade. E apesar de ainda não ter feito a disciplina específica de redação já estudei muita coisa relacionada a isso.
SEMINÁRIO: Uma vez me falaram que o curso de Letras era bom para perder a timidez... Não entendi como... Mas depois de já estar na faculdade foi que eu fui entender o motivo: o motivo é a quantidade de seminários. Eu tenho entre duas a três disciplinas por mês e a cada final de disciplina a gente tem que fazer um seminário sobre o assunto que a gente estudou, valendo como uma das quatro avaliações. Isso força a desenvoltura em público, então querendo ou não a gente vai perdendo o pânico de falar em público. Lembro que no primeiro seminário houve até choro na sala de uma equipe lá... E já no último ainda rolava gagueira, mas já com uma desenvoltura muito melhor do que antes. Até minha forma de falar com as pessoas mudou um pouco.
LITERATURA: Sempre tive uma certa paixão por literatura brasileira. Isso começou quando eu li alguns livros que tinha na estante do papai e um dos primeiros que eu li foi A Moreninha do autor Joaquim Manuel de Macedo... Achei tão intensa a história que comecei a mexer mais vezes na estante do papai e ai encontrei A Viúvinha, O primo Basílio, Gabriela, A pata da gazela, livros incríveis do Érico Veríssimo e os textos lindos da Clarice Lispector aí já viu, né? Me apaixonei pela literatura brasileira... E quando entrei no curso vi que não era só os livros que valiam a pena serem lidos... Mas sim ouvir as músicas também. No curso acabei conhecendo autores e cantores que me deixaram com orgulho de ser brasileira.

LINGUÍSTICA: Na primeira aula de linguística achei super chata... Até porque gramática não é a minha praia... Mas ao decorrer das aulas fizemos uma viagem no tempo para saber as origens da nossa língua (e na minha opinião qualquer pessoa que fala português deveria saber essas origens) e aí fui vendo que não era tão chata assim. Já que adoro ouvir histórias. Também tem a parte da informática, a parte da psicologia que são assuntos que eu imaginava que jamais teria em um curso de Letras. Mas aí você me pergunta o que é linguística? Achei um texto bem simplificado no meu site de estudos preferido: o Guia do Estudante. sobre linguística.

"É a ciência que estuda a linguagem verbal, a gramática e a evolução dos idiomas. O linguista investiga as línguas das diversas sociedades e sua relação com outros idiomas. Analisa a estrutura e a sonoridade das palavras e das sentenças, o significado dos termos e das expressões idiomáticas, bem como as diferenças de uso por grupos regionais ou sociais. Pode trabalhar na elaboração de material didático e no planejamento de projetos de alfabetização. A informática e a estatística são ferramentas fundamentais em suas pesquisas, assim como bons conhecimentos de sociologia, antropologia e psicanálise. Em interação com especialistas em psicologia, estuda os processos que envolvem a linguagem e a mente. Com profissionais de informática, desenvolve linguagem artificial."
Quando passei no vestibular conversei com a minha professora da 5ª série e ela me disse: -"Se prepare para as pessoas acharem que você é um dicionário ambulante". E realmente é verdade... Sempre chega alguma mensagem no whatsaap e quando eu vou abri minhas amigas me mandam um texto (tipo jornal) e me pedem para eu revisar. Então se alguém quiser seguir Letras já sabem né?! Haha.

E vocês? Quais os assuntos que mais gostam na faculdade ou na escola?

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá Raquel!
    Eu faço Publicidade e Propaganda e as matérias que mais gosto são:
    - Laboratório de Leitura e Produção de Texto;
    - Laboratório de Criatividade;
    - Fotografia;
    - Produção Multimídia.
    Todas são bem legais e são bastante práticas!
    Já tive vontade de fazer Letras, mas só de pensar em literatura... ahuah. Boa sorte e sucesso pra você! Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PP... Também tinha vontade de fazer Publicidade e Propaganda. Só matérias sensacionais. Haha. O que tem contra a literatura hein?! Hahaha
      Sucesso pra você também.

      Excluir
  2. Deve ser legal esse curso..
    Quando comecei minha faculdade pensei nele, mas acabei fazendo Propaganda e Marketing :)

    Beijinhos, Lah
    http://www.afeminina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal Lays... Propaganda e marketing também é uma ótima opção. Li um pouco antes de fazer vestibular para letras.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia