Faculdade: Minha matéria preferida

15:49

Já falei inúmeras vezes por aqui que quando eu entrei no meu curso, imaginava que iria passar mais tempo lendo do que vivendo e com certeza essa seria a melhor parte, mas me enganei, leio muito, muito mesmo, mas não são livros de romances ou dramas :/ são artigos, tcc, revistas universitária e por aí vai. Vocês já estão cansados de me ver falando sobre esse drama. Então vou mudar um pouco o repertório e falar sobre a disciplina que eu mais gostei durante esses dois semestres na faculdade.

Esse ano, como foi o meu primeiro tive altos e baixos em relação ao curso. Pensei em desistir várias vezes por causa de alguma disciplina em que eu não me identificava, mas em meio a essas eu tive outras que me fizeram ver que eu estava realmente no caminho certo. Que eu gostava do que eu tinha escolhido e sem dúvidas uma delas foi a disciplina Concepções Literárias Universais.

É claro que o professor ajudou bastante à me influenciar na escolha da minha disciplina favorita deste ano, pois cá entre nós, tenho quase certeza que ele será meu futuro orientador. Ele é aquela pessoa que tem amor pelo que faz, que mostra para os alunos que é muito fácil apresentar um seminário sobre um assunto sério e que tirar 9,5 é uma das melhores coisas do mundo. Sem dúvida não vejo a hora dele vir administrar outras disciplinas para a minha turma.
Bom, outra coisa que fez eu me apaixonar por essa disciplina é que ela estuda as obras do Classicismo Antigo greco-romano, da Idade Média, Renascentista, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Modernismo. E que apesar desses assuntos serem chatinhos se nós nos aprofundarmos encontraremos filmes maravilhosos, peças teatrais que irão fazer que o assunto seja assimilado da melhor forma possível.

Mesmo que eu não tenha nenhuma vontade de lecionar no futuro eu não posso negar que a literatura me envolve, me faz reler coisas arcaicas e sonhar com elas, me faz sentir vontade de ter conhecido Platão e Aristóteles. E essa disciplina aflorou ainda mais essas sensações em mim. E o engraçado, é que sempre quando vou a biblioteca da faculdade procurar por TCC's para eu ler acabo pendendo para os que falam sobre algo relacionado á literatura. E por incrível que pareça passo horas os lendo.
Concepções Literárias foi aquela disciplina que eu me perdi em meio as letras, em meio as palavras que mais pareciam sussurros feitos pelo professor, em meio aos filmes: Odisseia, Hamlet, Otello e em meio ao meu melhor seminário já apresentado. Entre 9 e 9,5 eu acabei a disciplina que merecia muito mais do que 80 horas de aula. Me despedi da prática, mas tudo ficou bem assimilado e a minha curiosidade continuou a respeito do conteúdo. Vez ou outra, acompanhada de iogurte e biscoito de chocolate, me pego pesquisando sobre cada concepções que fizeram parte dessa disciplina no Google.

Cada dia me surpreendo, cada dia vejo que eu gosto do que encontro, que o sol fica mais bonito quando está se pondo depois de um dia corrido. E mesmo que eu reclame nas minhas redes sociais que tenho muitos livros para ler, muitos artigos por fazer, mil e uma resenhas para entregar. Mesmo assim eu gosto dessa correria, de não ter tempo para sonhar com coisas bobas, de colocar minha cabeça no travesseiro e perceber que gosto do rumo que as coisas estão andando e até mesmo dos meus ataques de reclamação, pois sei que o conhecimento será minha redenção.

Hoje eu posso dizer: "Valeu a pena cada momento que eu passei". Agora me digam, qual é a matéria preferida de vocês? Vocês também têm aqueles professores que lhe inspiram?

You Might Also Like

3 comentários

  1. Passei pelo mesmo nesse meu segundo ano de faculdade, minha melhor disciplina até agora é a fenomenológica existencial (eta nome complicado ) ela é bem filosófica e trata sobre o sentido do existir , a professora também foi uma ótima facilitadora,me despedi com aquele aperto no coração , mas é como ela disse em aula ''Podem nos tirar tudo menos o conhecimento '' e por mais que venham outras e outras disciplinas chatas na grade essas com quais a gente verdadeiramente se identifica faz tudo valer a pena tudo!
    Nem estou acreditando que ano que vem vou pra metade do curso , meia psicóloga,Que Deus nos ajude sempre por que o caminho não é nada fácil.
    Beijos Raquel , lindona .

    àguas de março

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Histórias parecidas e é incrível como sempre tem um professor nota dez por trás de tudo isso,não é?! E sábia pelo visto, incrível a frase dela e ela tem toda razão do mundo.

      Sempre espero por exatamente essas matérias e não existe nas salas de aulas coisa melhor do que se identificar com o conteúdo que está sendo proposto.

      Metade, que tudo? Estou acabando o meu por aqui ainda.

      Lindona é você, beijos.

      Excluir
  2. Hispano - americana? Devo pegar ela no meu terceiro ano, né?! Já estou curiosa demais para estudar ela, ainda mais que tem obras para ler. Ansiedade me define nesse momento, haha.

    Muito bom termos amor pelo o que a gente faz. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia