A Mais Pura Verdade | Resenha

09:00

A mais pura verdade
Uma das minhas metas para 2015 é ler mais livros. Com a empolgação do ano passado por conta da faculdade, morar sozinha, acabei deixando de comprar livros e apenas relendo os meus antigos preferidos, ou os científicos que era leitura obrigatória na faculdade. Mas decidi que reviveria a categoria Resenha aqui do blog de qualquer jeito e desse ano não passava. E para me motivar ainda mais a cumprir minhas metas a Editora Novo Conceito me enviou de presente um exemplar do livro “A Mais Pura Verdade” do autor Dan Gemeinhart. Fiquei morrendo de vontade de lê-lo o mais rápido possível, mas estava escrevendo um ensaio na faculdade e estava sem tempo. Porém, sexta-feira dentro do carro na volta para casa eu o peguei no fundo da minha bolsa, em que eu o coloquei esperando por esse momento, e comecei a ler a maior aventura da vida de Mark.

Autor: Dan Gemeinhart | Editora: Novo Conceito | Páginas: 95 | Onde Comprar: Saraiva

Bom, o livro conta a comovente história de Mark, um garoto aparentemente normal, que tem um cachorro chamado Beau e uma melhor amiga chamada Jessie. Mark é um tipo de garoto que adora guardar suas lembranças e fotografar momentos com sua câmera antiga, a que seu avô deixou para ele. Mas Mark não é igual às outras crianças, ele está doente. “O tipo de doença das quais algumas pessoas nunca melhoram”.

Então, o garoto cansado de sua vida faz um plano. Um plano de realizar um sonho: alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. Para isso, ele foge de casa deixando tudo para trás e levando consigo Beau o melhor cachorro do mundo, um caderno, caneta, passagens (só de ida), equipamento de alpinismo, remédios e sua máquina fotográfica. E entre uma cidade e outra vive grandes aventuras.
A primeira coisa que eu faço quando eu começo a ler um livro é ler todas as informações que contém na capa e na contra capa. E juro que foi logo ali, antes mesmo de abrir o livro, que já senti uma grande afinidade por Mark. Ele sendo apenas uma criança, doente, acaba nos passando uma grande lição de vida: ir atrás dos seus sonhos, não importa o quão grande ele pareça ser. 

O que prendeu minha atenção no decorrer da história foi que o autor fez uma brincadeira de mistério escondendo coisas da vida de Mark, essas coisas ficaram nas entrelinhas dos diálogo e na forma de falar do protagonista. E o engraçado é que mesmo eu já sabendo sobre o que se tratava, eu torcia para que o autor me surpreendesse e não fosse aquilo que eu já sabia. Me decepcionei por não ter uma surpresa.

Ainda na capa o autor diz que a história vai fazer a gente querer abraçar o protagonista. E realmente senti essa vontade. Torci por ele. Senti-me no lugar dele. E por um momento desejei que ele desistisse do seu sonho e voltasse para casa junto de sua mãe. Eu sei, sou boba mesmo. 

A Mais Pura Verdade é um livro leve, uma história contada rápida e em mais ou menos 1 hora de tempo eu terminei de lê-lo. Talvez por ela prender pelo o enredo, talvez por eu querer que as coisas se resolvessem logo, ou talvez por pura curiosidade. É um tipo de livro ótimo para ler naqueles momentos em que estamos prestes a desistir de algo, pois a história surpreende em grandes questões, trazendo o real significado dos pequenos momentos e mostrando que todos somos capazes de dá início a uma jornada inesquecível.
A estética do livro ganhou meu coração. A capa é convidativa, principalmente a capa de trás em que tem uma lista de Mark sobre o que ele deve levar na mochila para a maior aventura de sua vida. Quando li essa lista já fiquei ansiosa para conhecer melhor o personagem, pois se tem algo que eu amo fazer é listas. Faço-as para tudo. E fiquei com muita vontade de um dia fazer uma lista parecida com a dele, para quem sabe realizar as minhas próprias aventuras.
Não poderia deixar de citar que as folhas são amareladas, uma coisa que eu amo em livros. Letras nem grandes nem pequenas, no tamanho certo. A fonte é a minha preferida para ler (achei parecida com a fonte Calisto MT). As páginas são meio grossas. O livro é separado por capítulos e as folhas deles tendem a se comunicar com o leitor. O que me chamou atenção também é que tem capítulo 1 e capítulo 1½. No capítulo normal se passa a história de Mark, ele narrando na primeira pessoa. Nos capítulos que tem meio, passa a história na casa dos pais do protagonista, em que a polícia o está procurando, em que Jessie, sua melhor amiga, está preocupada e na dúvida se deve acabar com o sofrimento dos pais dele e ao mesmo tempo o salvando de alguma coisa ruim que possa acontecer, ou fazer jus a confiança que ele depositou nela e o deixar seguir sua aventura.
Trechos Preferidos
“- É como se, sei lá, eu levasse um pedaço da vida comigo. Todas essas coisas acontecem, todos esses pequenos momentos passam por nós e vão embora. Então você vai embora – Inspirei profundamente e expirei no vidro da janela. – Mas quando você tira uma foto, aquele momento não passa. Você o prende. É seu. Você pode guarda-lo.”

“Sozinho, estou deixando meu lar.
Uma nova jornada, uma nova estrada.
Para as montanhas agora.”

“Mesmo a muitos quilômetros de distância,
um amigo ainda pode segurar sua mão
e estar ao seu lado.”

Enfim, confesso que foi a estética do livro um dos culpados em ter feito eu ler 95 páginas tão rápido. Mas fiquei mal ao saber que o livro acaba assim tão de repente, me forçando a imaginar o que acontecerá com ele, me forçando a implorar que a continuação seja lançada logo (já está prevista para o dia 23 de março) e que claro, chegue até a minha pessoa para eu continuar a acompanhar Mark em sua jornada.

Já leram esse livro? Não sei vocês, mas só de ler o comecinho eu já sabia qual era a doença dele. E vocês qual doença acham que Mark tem?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Aiin meu Deus fiquei louca pra ler :) O desenho da capa me deixou instigada.
    Amei o post Bjuuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa realmente é daquelas que dá vontade de comprar e de consequentemente ler.
      Haha. Obrigada. Beijos.

      Excluir
  2. Raque, fiquei instigada.
    Estou lendo "Sob o céu de Cabul" e confesso que fico apaixonada quando a história é retratada pela visão de uma criança. Tudo é tão inocente e lindo, da realmente vontade de abraçar.
    Pelo fato de estar amando esse livro, já quero esse A Mais Pura Verdade, que pelo visto, no final deve doer o coração kkk

    Fiquei inspirada a não desistir do blog :x ta tudo muito corrido, mas sua resenha me deu muito animo, quero lê-lo agora.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Bru.

      Sim, sempre quando tem criança no meio tudo fica mais inocente e mais delicado. Por isso mexe tanto com a gente.

      Estou curiosíssima para ver a continuação. E também acho que deve ser bem triste. :/

      Ahh, que bom Bruna. Fico feliz que consegui passar um pouco de inspiração para você. E não desiste não.

      Beijos.

      Excluir
  3. eu recebi só o primeiro capítulo da editora e fiquei um pouco angustiada...intrigada e curiosa também...preciso ler o livro!
    Desconstruindo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o primeiro capítulo? Que maldade que fizeram com você. Haha. Mas os próximos capítulos são emocionantes Roberta, garanto.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia