Para quem irá cursar Letras

12:55

Nesse final de semana já será a prova do Enem e essa semana, aqui no meu estado, já começou as inscrições para os cursos nas faculdades. E essa é a pior parte, escolher o curso que você terá que seguir o resto da sua vida... Já passei por essa situação e sei como é difícil... Lembro que ficava me perguntando qual matéria eu mais gostava. E o engraçado é que aquilo que eu mais gostava, que é escrever, ler, não passava pela minha cabeça. Até passava, mas talvez eu sabia que não tinha vocação para ser professora de Letras (até hoje eu ainda não tenho) e não sabia que eu poderia seguir inúmeras outras áreas.

Só que aí as coisas se encaixaram sem que eu percebesse, passei em um curso que só me matriculei porque queria passar em "alguma coisa". E essa "alguma coisa" hoje em dia me enche de sorrisos. E faz eu pensar que se não tivesse vindo parar aqui eu ainda estaria olhando pela minha janela os dias passarem, ouvindo os talheres bater no prato na hora do almoço, sem experiências e coisas novas para contar.

É engraçado eu relendo textos que fiz há um ano e me deparar que eu pensava em cursar moda, medicina, biologia e que o meu último plano era Letras. E hoje não me vejo fazendo outro curso, aprendi muitas coisas novas, aprendi a escrever melhor, sem contar as inúmeras experiências que eu tive ao ir morar sozinha... Me redescobri... E hoje sei que todas as minhas escolhas para chegar até aqui foram certas.

Quando me deparo lendo a categoria Estudando aqui do blog tenho uma imensa vontade de voltar no tempo e dizer para aquela menina que tudo iria dá certo. Que não precisava colocar tanta pressão e nem precisava chorar pelas madrugadas com o fone branco no ouvido, ouvindo alguma música em inglês. No final, hoje, tudo iria se encaixar como nos seus melhores sonhos.

Logo quando eu soube que iria cursar Letras, iria morar sozinha, tirar meu primeiro cartão de créditos, fazer uma conta no banco, escolher um look que não fosse uniforme para ir a faculdade, eu fiquei muito eufórica... E ainda no carro do papai com todas as minhas bagagens no porta malas eu me perguntei... E no que é que eu vou trabalhar quando me formar? Quando cheguei em casa entrei em vários sites e me deparei com uma infinidade de profissões. E o melhor foi que eu me identifiquei com várias áreas que não seria lecionar.

Mas os dias se passaram, o trote, a semana divertida, cheia de expectativas e coisas novas se passou. Chegaram as matérias que eu odiava, chegaram as outras que parecia que eu já sabia de tudo e já não tinha mais o mesmo pensamento de quando eu fiz esse texto... Naquele tempo eu sabia que meus pés iriam trilhar o caminho certo, que por bem ou por mal existia um plano para mim e o mais incrível que hoje sinto um imenso orgulho da pessoa que me tornei.

E para você que pensa em cursar Letras mas tem medo de não for isso que você quer, te digo: Volte no tempo, reveja seus conceitos, busque aquilo que lhe faz bem... E lembre-se que leitura será seu segundo sobrenome... Viajar na imaginação é o que você irá fazer de melhor... Falar bem será sua obrigação... Brincar com as palavras não será em vão... Prestar atenção nos erros, tanto na pronuncia como na escrita, será inevitável... E que por várias vezes você será confundida com um dicionário... A pontuação terá mais significado para você e se você ver uma vírgula fora do lugar terá ataque de toc... Verá que a biblioteca é o lugar mais aconchegante... E dará valor aos grandes nomes da Literatura Brasileira.

Letras é diferente daquilo que as pessoas pensam, daquilo que um ano atrás eu pensava e tenho certeza que você também irá se surpreender.

Espero (para quem irá fazer o Enem) que estejam confiantes. E vocês, já escolheram o curso que irão seguir? Quem também irá cursar Letras?

You Might Also Like

1 comentários

  1. TRÊS Francy??? Meu sonho. Agora que acabei o meu primeiro ano, mas compartilho seu sentimento pelo curso. É muito amor mesmo.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia