Incentivo a Leitura + Resenha do livro - Cecília Meireles

11:08


Acho que quase todo mundo sabe que eu amo ler textos, cânticos, crônicas, poesias, poemas. Tudo que tenha sentimento e palavras bonitas. E como eu tenho alguns livros desse tipo resolvi fazer resenha do livro de cânticos da Cecília Meireles.

Também fui indicada pelo blog da Dessa Rodrigues, para fazer resenha de um livro como incentivo à leitura.

Cecília Meireles foi uma grande mulher que concluiu o curso primário e recebeu das mãos do inspetor de ensino, na época o grande Olavo Bilac, uma medalha de ouro com seu nome gravado, prêmio pelo o esforço desempenhado durante o curso. Algum tempo depois diplomou-se professora primária e passou a desenvolver intensa atividade como educadora. Estudou também línguas, canto e violino. Aos dezoito anos lançou o livro de poemas Espectros, pelo o qual recebeu elogios da crítica especializada. Em 1922 casou-se e em 1934 organizou a primeira biblioteca infantil do país. Em 1935 foi nomeada professora de Literatura Luso-Brasileira e, depois, de  Técnica e Crítica Literária na Universidade do então Distrito Federal.  Além de muitos outros trabalhos.
Uma das frases que eu mais gosto no livro é:
O vento do meu espirito
soprou sobre a vida.
E tudo que era efêmero
se desfez.
E ficaste só tu, que és eterno...
As poesias são baseados nos manuscritos das autora, então de um lado é manuscrito e do outro digitado. Acho incrível quando os livros são assim, deixa com cara de mais antigo e dá um toque bem original da autora.

E no final do livro, esse lindo desenho. Acho que foi ela que fez. O livro é composto por 26 poemas, um mais lindo do que o outro. Já li esse livro umas 300 vezes.


Recomendo muito livros de poemas para quem gosta ou para quem escreve textos, crônicas ou poesias. Pois ao ler grande autores você conhece um jeito simples e incrível de escrever. Até porque somente a leitura já faz um bem incrível, imagina na hora da escrita (redação no final do ano).

You Might Also Like

4 comentários

  1. Adoro os livros dessa guerreira.
    Se tiver mais algm desse tipo faz resenha tá?!
    bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que irei fazer mais resenha desse tipo.
      Beijão

      Excluir
  2. Oii,
    tudo bem? lindoo livro, né? Então eu escrevi sobre o livro também, achei teu blog no Google procurando imagens.
    Peguei algumas de tuas imagens e marquei esse post no meu blog (seu nome pequeno abaixo da última imagem).
    Espero que não se importe porque gostei daqui. E achei legal marcar. :)
    Bjuu *-* s2
    http://apartirdos23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii. Tudo ótimo. O livro é realmente lindo. Não me importo não, na verdade é uma honra saber que minhas primeiras fotografias que eu nem tinha tanta experiência chamaram sua atenção. Um grande beijo e passando por lá para ver essa resenha também.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia