Resenha: Livro vestibular e concursos

15:45

Sempre quando eu entro em blogs famosos encontro várias resenhas de produtos para a pele, produtos para o corpo, maquiagens e afins... Nada contra, sou muito é a favor. Mas resolvi fazer um pouco diferente, ao invés de contar que tal produto deu super bem com o meu tom de pele, que aquele rímel é sensacional, que aquele blush novo é tudo o que eu precisava, que aquele pó bronzeador me deixa mais linda e de bem com o espelho. Resolvi fazer resenhas daqueles livros que passamos horas e horas estudando para o vestibular e que as vezes custa bem acima da média. E que a gente não encontra nos blogs, porque ninguém vai resenhar sobre matemática, história, geografia... Os vestibulando me entenderão... Mas calma gente! Eu ainda vou continuar resenhando aqueles produtos que vocês me pedem quando posto as compras do mês e também de algum romance que eu estou lendo no momento... Não quero revolucionar o mundo do blog. Só que perdemos horas do dia vendo aquela resenha daquele produto que pretendemos comprar, então porque não perder uns minutinhos vendo que aquele livro que custa R$100,00 reais vale mesmo a pena?!
Quando eu era mais pequena lembro que eu pirava na estante de livros que o papai tinha... Hoje eu olho pra ela e parece que ela diminuiu, parece que não é mais tudo aquilo. Talvez porque já explorei ela toda. Lembro que quando eu não sabia ler eu a admirava tanto e me dava vontade de sair lendo tudo, tanto é que quando eu fui para a primeira série minha mãe já tinha me ensinado o básico. Aprendi a ler rapidinho e minha primeira professora, Catarina, me apresentava para todo mundo como a melhor aluna da turma... Lembro das muitas meninas querendo minha ajuda, e a professora dizendo que eu era assistente dela e eu ficava toda boba quando eu era exemplo para os demais alunos. Diferente de algumas meninas que gostam de ler, eu não sofri bulling. Graças a Deus. Acho que é a pior coisa do mundo. Pelo contrário sempre fui muito comunicativa e rodeada de pessoas do meu lado. Estudei com a professora Catarina até a 4ª série... Considerava ela como minha segunda mãe. Lembro que quando ela chegava na escola com o cabelo amarrado em um rabo de cavalo e de vestido eu achava ela a mulher mais linda do mundo. Queria ser como ela: inteligente e trabalhar como professora. Infelizmente perdi o contato com ela quando ela foi morar em outra cidade depois de aposentada. Hahaha. Meu momento nostalgia, né?! Mas os meus tempos de escola foram os melhores da minha vida.
E esses dias estava vasculhando a estante... E encontrei uma verdadeira relíquia. Encontrei esse livro que era um dos livros onde o papai estudou para o vestibular e para concurso público tempos atrás. E como a senhorita aqui é muito curiosa adotei ele. Ele é bem antigo, mas está em ótimo estado de conservação... Apesar de minha sobrinha fazer a festa nos livros aqui de casa... Comecei a lê ele e vi que daquele tempo pra hoje não mudou muita coisa em questões de estudos. Só mudou o novo acordo ortográfico, até estranhei o trema... Hahaha... Mas fora isso tudo certo. E tem também uns truques bem legais para passar em processos seletivos, além de inúmeras questões de todas as disciplinas que cai no vestibular, todas gabaritadas e comentadas com renomados professores. Pirei no livro. Não sei se eu disse por aqui mas eu amo livros antigos... Desde romances à livros didáticos. Também não gostei muito da disciplina de Matemática, aliás eu não gosto dessa disciplina em nenhum livro. Mas nesse específico as fórmulas são muito mais difíceis do que nos livros atuais. Mas deu pra entender... Já a disciplina de Geografia, Português, Literatura e Biologia são ótimas... Ainda estou lendo, mas o que eu já li até agora já me fez querer chegar até o final desse livro.
Encontrei nele vários macetes para decorar fórmulas de Física. É o primeiro livro que eu vejo ensinando macetes de fórmulas, sempre via no cursinho, onde eu estudo, ou na internet. A letra dele é média... E ele é super grosso... Por isso que estou começando com as matérias que eu mais gosto e as que eu menos gosto vou deixar para depois... Essa é uma boa dica para quem vai fazer processos seletivos, sempre começar com as matérias que a gente mais gosta. Pois assim vamos ter mais tempo para pensar naquelas difíceis. E com certeza o curso que você escolheu vai ter alguma coisa haver com as suas matérias preferidas e sua pontuação nessas matérias vai contar muito na hora de entrar para o curso.
Na parte de Literatura é tudo muito explicado... Tem até um resumão sobre a história de todas as escolas literárias. Desde o QUINHENTISMO ao MODERNISMO. Conta suas origens, as causas, datas, quem foram os principais autores e o fim... Tudo isso em cada quadradinho desse da foto. Um verdadeiro resumo. Além de vários testes. Os assuntos são poucos, mas tem várias questões. É mais um treinamento e revisão do que a gente aprende na escola ou no cursinho que é o meu caso. E depois a resposta correta e o porque que as outras estão erradas e aquela está certa.

Perguntei para o papai aonde foi que ele comprou e ele disse que não se lembrava, que já tinha ele há muito tempo, mas que provavelmente ele fez pedido. Mas eu acho que deve ter nas bibliotecas públicas... Pois é nessas bibliotecas que se encontram relíquias igual a essa. Uma boa dica para estudar longe da internet é justamente nas bibliotecas públicas. Eu amava a biblioteca da minha antiga escola... Quando eu entrava lá me perdia e lia muito... Quase toda semana eu lia um livro. Mas quando passei para o 3º ano dei prioridades aos estudos e como tinha muitas atividades para fazer fiquei sem tempo.

O que acharam meninas? Estão estudando muito para o vestibular?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Nossa, é difícil ver resenha de um livro assim. Parabéns! Achei o livro bem legal, mesmo agora quero ler :)

    Pedras na Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mayara, e é os livros que mais usamos. Pelo menos eu nessa minha fase de vida.O chato é que eu não consegui o local exato de venda ou onde vocês podem encontrar.
      Obrigada e beijos.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia