Estudando: Como fazer textos e crônicas

18:34

Não sou profissional, mas adoro escrever. E como tenho recebido pedidos de vocês pedindo para eu falar de onde vem minhas inspirações de textos, pedindo para eu dar dicas de como começar a escrever, como prender o leitor até o final de um texto. E como é vocês que mandam aqui resolvi fazer uma postagem explicando quais são os MEUS METÓDOS para eu criar textos, contos e crônicas.

Como eu disse não sou escritora profissional, nunca lancei livros, nunca fiz nada além do amador. Mas eu sempre gostei de escrever textos falando de amor. O primeiro que eu escrevi foi dentro da sala de aula quando a Prof. Lucilene pediu para toda a turma escrever uma poesia. Fazia a 5ª série e super me empolguei. Fiz uma poesia falando de amor. Na próxima aula ela pediu para fazermos outra poesia agradecendo os pais por tudo o que eles fizeram por nós e ela iria escolher a melhor para ler na frente da turma. Fui escolhida. Fiquei morrendo de vergonha. Depois disso não parei mais. Escrevia os meus textos em um diário e guardava em uma comoda que ficava no meu quarto. Algumas eu queimei. Outras mamãe jogou fora. Mas sempre escrevi. Mas vocês devem estar se perguntando o quê uma narração da minha 5ª série tem haver como aprender a fazer contos? O que estou querendo dizer é que não tem como a gente aprender técnicas do dia para noite como muitas meninas me pedem por e-mail. Não existe aquela fórmula de matemática para eu dá pra vocês. É por isso que as redações valem quase a metade da prova. Porque quem escreve bem é sinal que treinou. Que leu bastante. E que gosta de fazer aquilo.

Claro que tem alguns truques que deixa o conto mais bonitos. Mas não são fórmulas. Eu por exemplo na maioria dos meus contos eu descrevo o lugar que estou e muitas vezes a roupa que estou usando. Mesmo que o conto não seja real ou sobre mim. Mas é um jeito que eu achei de passar um pouco de mim para as minhas personagens. Minha professora sempre dizia que os melhores livros e novelas eram aqueles que tinham coisas bizarras e que não existia na vida real. Pois quem lê esses tipos de livros a mente começa desde cedo a ser fértil. E a imaginação começa a fluir mais naturalmente. Sem tantos esforços.

Quem tem vontade de fazer contos não tem outro jeito. Tem que escrever. Treinar. E pesquisar sobre os tipos de redação que existe. E olha que existe muitas... Mas as principais são: dissertação, narração e descrição. Geralmente para escrever contos e crônicas usa-se a narração e descrição. E a diferença do conto e a crônica é que o conto pode se prolongar por dias, meses e anos. Ou até contar sobre o dia inteiro de um personagem. Por exemplo pode se contar uma história desde quando a personagem tinha dois anos, oito anos, quinze anos, dezoito anos ou contar algo que aconteceu as oito da manhã, dez da manhã, meio dia, tarde, fim de tarde, noite. Exemplo esse aqui. Já a crônica é narrar algo que aconteceu em um momento. Exemplo esse aqui. Textos são aqueles que se fala sobre a própria vida ou sobre algo que incomoda. Ou até mesmo sobre algo banal (por que não?). Não tem personagens. É aleatório. Pode haver alguns pensamentos, mas sempre deixando claro que é uma reflexão. Exemplo esse aqui.

A dica que eu dou para quem quer começar a escrever contos e textos no blog é que a leitura e a escrita tem que se tornar um hábito. E para quem nunca escreveu nada, não comece pelos textos. Porque textos reflexivos são chatos quando não tem algo que prende o leitor. Comece pelos contos, invente um personagem (pode ser você), invente um momento, um acontecimento (que  aconteceu ou que você queria que tivesse acontecido ou que você ouviu), invente um drama, um caso, comece a desenrolar o drama e no final dê uma solução ao drama do personagem. O tema mais fácil de se escrever é amor. Todo mundo se identifica, todo mundo ama ou sonha em amar alguém. Outros temas para quem está começando agora é mais complexo e com certeza você terá uma grande rejeição. Afinal, quando uma menina briga com o namorado ela não vai querer lê sobre bulling, muito menos sobre guerra. Mas aquele texto meloso de uma volta por cima, aquele textos voltando atrás e perdoando o cara vai chamar muito mais atenção, não acha?

Claro, que cada caso é um caso. Mas como eu disse pra vocês no começo da postagem estou passando os MEUS METÓDOS pra vocês. Sabe o que é bom também para a inspiração vir? Música. Sempre que escuto uma música nova com aquelas letras bem marcantes faço um conto de cada verso. Hahaha. Também ler textos de outras blogueiras é muito bom. Nada de plagiar viu? Plágio é crime. Mas quando eu acabo de ler um livro por exemplo da Marta Medeiros fico cheia de inspiração e os meus contos não tem nada haver com os contos dela mas fico inspirada. Leia contos de pessoas famosas ou daquele blog que tem 500 seguidores. O importante é que as autoras de ambos saibam fazer a coisa direito. Saibam fazer uma crônica que prende o leitor até o fim.

O que eu sempre faço também é por para o papel. Quer dizer: para a tela do celular mais precisamente no bloco de notas. Aquilo que todo mundo que coloca a cabeça no travesseiro antes de dormir pensa. Começo a fantasiar com o meu futuro e quando vejo já fiz um texto enorme. Salvo e no outro dia passo para o pc e dou alguns ajustes. Depois publico pra vocês.

E vocês meninas? Postam contos no blog de vocês?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Postei uma só crônica, vivo escrevendo mas nunca acho os textos bons o suficiente pra postar e essa unica que postei, foi a melhor da minha vida! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Laís... Manda pra mim essa crônica?!
      Beijos

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia