Uma carta para mim mesma 5 anos atrás

07:39

Fuçando pela internet vi um projeto incrível, que é: “Uma carta para mim mesma 10 anos atrás”. Nesse projeto convém fazer uma carta para você se você pudesse ter o poder de se tele transportar para o passado. O que você iria dizer para você mesma? Como 10 anos atrás eu tinha 8 anos e eu passava o dia inteiro brincando de Barbie, acho que eu não falaria nada. Aproveitei minha infância o que eu tinha que aproveitar. Brinquei de tudo com as minhas irmãs e com minhas amigas.

Então resolvi fazer uma carta, caso eu pudesse me entregar, para quando eu tinha 13 anos. Há 5 anos atrás. Onde eu estava passando por uma fase não muito legal e eu tinha medo de tudo. De fazer novos amigos, de sair, de me divertir, de falar. Arrependo-me de não ter aproveitado mais. Esse projeto eu vi no site Hypeness.

Oi Raquel

“Eu sei que você está confusa... Ainda mais se hoje for o seu aniversário de 13 anos. Raquel não precisa ficar assim, eu sei que você acha que não tem amigos, e que todo mundo que fala com você parece querer alguma coisa em troca. Mas posso te dizer hoje que isso é mais normal do que parece. Deixa eu te dar um conselho: Você não é obrigada a fazer o que você não quiser, só porque eles, os que se dizem seus amigos, fazem. Então para de ficar mal quando eles vão para alguma festinha e seus pais não deixam você ir. Nenhum deles vão estar do seu lado daqui há 2 anos. Na verdade você nem sabe o que é amigos ainda.

Raquel, sei que é férias e com certeza você está na casa dos seus avós, não fica com raiva por causa dos insetos, ou por causa dos seus pais terem te levado praí, e porque não tem televisão. Aproveita essa fogueira e ouve com atenção a história do seu avô. Hoje ele reclama que ninguém o escuta, e ele não recebe carinho de ninguém e você não tem mais tempo de bater um papo cabeça com ele.  Ahhh... Não fica com medo da Matinta Pereira, ela não existe. E toma bastante banho de igarapé, e aproveita e aprende a nadar. Hoje aquele igarapé não existe mais e você quase nunca vai para a fazenda do seu avô. Então aproveita, parece que não, mas você vai sentir falta.

Raquel, sei que você é louca para pegar suas Barbies e voltar a brincar. Pegue-as. Brinque com elas. Não é porque você já menstrua que você tem que parar de brincar. Não fique tão fascinada por saltos, e não fique feliz quando alguém diz que você aparenta ter mais idade do que realmente tem. Quando você completa 18 anos isso perde a graça. Vai por mim.

Ei pode ficar com o cara mais gato do seu colégio. Sério. Fica. Vai ser só um beijo. E sim Quel, ele vai pedir pra ficar com você no final desse ano letivo. E por favor, não fica com aquela cara de bunda, tímida e gaguejando. Ele vai sorrir e te achar fofa, mas isso não é legal. Se você não tivesse agido assim teria me feito um grande favor. Fica calada e apenas diga sim. Te garanto, vai ser incrível. Ele tá passando por uma fase difícil na casa dele, e não importa que ele já esteja no 3º ano do ensino médio e você na 8ª. Ele está afim. Você também. Então vai em frente. Vocês não irão se casar. Vai ser só um beijo.

E ahh... Vocês não se viram nunca mais depois desse ano. Isso mesmo. Nunca mais. E depois dele você já teve muitos outros amores platônicos. Mas nenhum também se apaixonou por você também. Então aproveita.

Não tem essa loirinha dos olhos verdes, que hoje vocês estão começando a ficar próximas? Ela é uma das suas melhores amigas hoje. Eu sei. Eu sei. Ela é louca. Mas não se afasta dela por ninguém. Por nenhum babaca. Por cara nenhum. Por favor, não faça a idiotice de parar de falar com ela só porque ela poderia contar alguma coisa pra sua mãe. Ela não vai contar. Ano que vem aquela garota de cabelo com corte Chanel e pernas grossas vai estudar contigo. Conversa com ela. Seja amiga dela. Daqui há 5 anos ela será tua parceirona. Tua melhor amiga. Vocês duas vão passar por poucas e boas juntas. Vai valer a pena. Te garanto. Daqui há 5 anos também, a loirinha vai ter uma filha. E a filha dela poderia te chamar de tia se você não tivesse se afastado tanto dela por causa daquele babaca. Apesar de hoje, ainda bem, termos voltado a sermos melhores amigas.

Continua indo para a biblioteca. Escolhendo livros legais e lendo. Tudo o que eu sei hoje é graças ao tempo que você se dedicou a esses livros. Obrigada. E aproveitando digo para você apresentar todos os seminários e incentivar os seus professores a fazer seminários todos os meses. Seus colegas de classe vão te matar, mas daqui há 5 anos eles e inclusive eu vou te agradecer.

Não se preocupe em pensar tanto em sair da casa dos teus pais. Ao invés de sempre falar que você vai morar sozinha, diga para eles que você os ama e sempre irá amá-los. Seja amiga da sua mãe. Que aliás não é uma chata e te hoje ela é quem te apoia em tudo. Ela é a melhor pessoa do mundo. E sei que você quer saber então vou te contar: Sim, você está Morando Sozinha. Mas não é tão perfeito como você imaginava.

Daqui a um ano vão acontecer fortes acontecimentos na sua vida. Se você puder, faça exatamente o que você fez. Não se arrependa. Hoje eu vejo que esses acontecimentos foram essenciais para você ser quem você é hoje. E algumas pessoas muito queridas vão duvidar de você. Mas nada do que você falar vai adiantar. Então faça o que você fez. Não fale nada. Só o tempo pode curar as feridas. E hoje 5 anos depois ainda não estão totalmente cicatrizadas, mas você fez a sua parte. Não se arrependa.

Eu passei em uma faculdade. Não vou te falar qual é porque no primeiro momento você vai odiar. Mas te digo uma coisa hoje. Essa faculdade é incrível. Mas treine muito para falar em público. Muito mesmo.

Não ame tanto. Não se apegue tanto. Faça amigos. Valorize os que você já tem. Se arrisque mais. Apronte mais. Fale mais. Seja menos tímida. Não brigue tanto com os seus irmãos. Ahhh, seus irmãos são muito massa hoje. Vocês são super amigos e você está sofrendo muito por ficar longe deles. Pode acreditar.

Aprenda a cozinhar, peça para sua mãe te ensinar. Quando ela estiver na beira do fogão fique lá do lado dela. Troque receitas com ela. Vá à internet e procure tudo o que você imaginar e faça em casa. Você não imagina o quanto que você irá precisar disso quando for morar sozinha.

Raquel, nunca se entregue por inteiro para nenhuma pessoa. Seja mais cautelosa quando o assunto for amor. Você quebrou muito a cara, mas hoje você é feliz nesse assunto. Seja mais impulsiva quando o assunto for conhecer gente nova. Saia dessa bolha que você vive, o mundo é mais do que isso. Te garanto”.

Tenho certeza que se eu recebesse essa carta quando eu tinha 13 anos eu daria pulos e gritos de alegria. Em imaginar que eu realizei várias coisas, apesar de ter feito coisas e escolhas erradas, e que tudo isso foi só com 18 anos. Tenho certeza que eu iria me amar, pela pessoa que eu me tornei hoje.

E vocês o que diriam para vocês mesmos anos atrás?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Nooooossa, que carta linda! Eu tenho 19 anos e me identifiquei com muita coisa que você escreveu. Adorei a sua iniciativa de compartilhar o projeto! Vou tentar escrever também.
    Curtindo a sua fan page, para acompanhar de perto o seu trabalho.
    Beijos querida
    http://guiadavaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha. Que bom que se identificou. Pois é, achei muito legal o projeto e na hora que eu vi quis logo fazer. Escreve é muito bom imaginar o que poderíamos falar pra gente e depois lamentar pelo fato de eu não poder me teletransportar para o passado. Haha
      Obrigada por me acompanhar. Beijão

      Excluir
  2. Só pelo começo da carta dá para perceber que sofreu muito né ? Mais hoje está ai linda e super amada por todos ! Tenho certeza disso !

    Beijos, http://sdviver.blogspot.com.br/
    http://modaqpg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não... Depende desse sofrimento. Pela família que e tenho, sou muito feliz, agora o fato de eu ter vários conhecidos e nenhum amigo me deixava chateada. Eu ligava muito pra isso quando eu tinha 13 anos. Em questão de amor eu me iludia muito rápido. E me arrependo por isso. Mas os verdadeiros sempre estavam comigo e isso que importa, né?
      Obrigada e linda é você. Volte sempre <3

      Excluir
  3. Que bom que você conseguio superar tanta coisa. A melhor sensação é não se arrepender do que fizemos no passado; temos que nos arrepender do que deixamos de fazer!
    Gostei muito da ideia da carta e irei fazer em breve!
    Adorei o Blog lindona, parabéns. Beijocas.


    http://www.caichiinhosrubros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom mesmo Drica. Justamente, agora eu não me arrependo de ter feito, mas sim de não de não ter tentado. Haha
      Faz sim. E quando fizer comenta o link aqui. Quero ver.
      Beijos

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia