Como me organizei quando soube que iria morar longe de casa

12:17

Não posso negar que já planejava morar sozinha há algum tempo. Mas imaginava que seria mais fácil. E se engana quem pensa que foi. Quando passei no vestibular tive que administrar meus sentimentos além da minha mudança. Sabia que a partir daquele momento tudo iria mudar, a casa, as pessoas com quem eu iria conviver e deu muito medo no começo. Primeiro porque não sabia o que fazer na faculdade, não sabia como seria, o que eu iria encontrar por lá, quem seria minhas próximas amigas, se teria algumas pessoas que iria se parecer comigo e enfim. Dúvidas e mais dúvidas.

E como se não bastasse essa confusão por conta da faculdade, ainda tive que me preocupar com a mudança de cidade. E foi aí que comecei a me organizar. Não precisei trazer nenhum móvel da casa dos meus pais, até porque todo final de semana estou na casa deles. E o bom de morar com a minha vó foi que eu só precisei me preocupar com o meu quarto.

Planejamento
Em qualquer site que fale sobre morar sozinha você irá ver o planejamento como o primeiro item. E é verdade, não tem jeito. Até para a vida se não tiver um planejamento, uma organização as coisas não fluem. Me organizei para morar sozinha desde quando vi que não tinha o curso que eu queria na minha cidade. Sabia que teria que sair da zona de conforto que eu vivia para ir atrás dos meus sonhos. E desde então montei planilhas com prováveis futuros gastos, o que eu iria precisar e o preço de cada coisa, pesquisei tudo sobre morar sozinha, aprendi itens básicos de sobrevivência longe dos pais (sério que eu fiz isso!), até trilha sonora eu montei, haha.

Se planejar é o segredo. Seja para qualquer coisa na vida como: passar no vestibular, comprar um carro, morar sozinha, viajar para fora do país, casar. Se você quiser que nada dê errado o segredo é o planejamento.

O que eu devo priorizar?
Essa foi a pergunta que eu mais fazia quando estava arrumando as minhas coisas. E por uma parte foi até fácil para mim porque tive que me focar apenas no quarto. Os móveis que eu precisei no primeiro momento foi a cama e um lugar para organizar minhas roupas. E sobrevivi só com isso esse primeiro semestre.

Quando eu planejava em morar sozinha sempre dizia que seria de tal jeito, mas aí fiz o orçamento e vi que não era como eu pensava. Que as coisas não caiam do céu e que escolher entre um livro da faculdade e mimos para quarto é mais difícil do que eu imaginava. Montar uma escrivaninha com tudo o que eu tenho direito ou comprar um ultrabook que aguente os trabalhos da faculdade e do blog? Preferi a segunda opção. Se me contassem isso dois anos atrás eu diria que só poderia ser uma brincadeira de mal gosto.

Por isso priorizar realmente o que a gente precisa é o primeiro passo para quem pretende sair da casa dos pais. Principalmente na hora das compras.

Gastos
Pesquisar os preços tanto dos móveis, quanto do aluguel e da feira do mês é muito importante. Tive total apoio dos meus pais nesse quesito. E foi fundamental para mim. No primeiro mês fiquei mais confortável com o papai administrando o meu dinheiro e fazendo as compras que eu precisava.

Mas do segundo mês em diante depois de uma aula sobre finanças ele passou toda a responsabilidade para mim, pagar a energia, internet, feira, livros da faculdade e outras coisas. A partir dali tudo era por minha conta. Foi aí que vi a importância da conta no banco, e que andar com dinheiro não era tão seguro do que andar com cartão.
Daí em diante pesquisar preços virou meu hobby favorito. Economizar e priorizar coisas realmente importante foi ao decorrer dos meses que eu fui aprendendo. E hoje vejo que dá certo. E com certeza me sinto mais preparada para encarar qualquer desafio novo que vier por aí.

Quais as dúvidas de vocês sobre morar sozinha? Responderei no próximo post.

You Might Also Like

20 comentários

  1. Que bacana flor, eu sai da casa dos meus pais com 22 anos.
    Eles foram morar no interior e eu tive que ficar, no início é complicado, mas depois vc pega o jeito!
    bjos
    www.mundo-d-moda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive que sair com 18... Bem novinha, né?! Ainda não peguei o jeito não. Haha. Ainda acho um pouco complicado.
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post, estou pensando em morar sozinha daqui a algum tempo, mas já estou me organizando!
    http://www.moda-hoje-em-dia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso. Isso. Se organiza mesmo. Planeja direitinho, faz planilha. Planejamento nunca é demais. Boa sorte.

      Excluir
  3. Parabéns pela organização e determinação, você está agindo corretamente. Bjks.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica! Você é muito organizada. :)

    Beijos, linda! ♥
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei seu post muito bacana e cheio de informações valiosas. Acho que cada item a pessoa tem que valorizar e realmente fazer para que não se perca no meio do ano e das prioridades, como você disse.
    Arrasou em cada detalhe, fico imaginando o quanto deve ter sido e ainda é dificil pra você.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As melhores informações são aquelas dadas por pessoas que já passaram por isso. Justamente, Bru. Tem que valorizar e fazer certinho, quando tudo estiver acontecendo a pessoa vai se agradecer por ter feito as coisas certas.

      É difícil sim... Mais por causa da saudade da família. Pretendo me acostumar logo. Acho que está demorando demais.
      Beijos

      Excluir
  6. Nossa Raquel você é MEGA organizada!
    Parabéns !!!
    Eu não pretendo sair da casa dos meus pais, é claro somente quando eu casar hehe
    Beijos e continue nos contando sua experiencia ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Julia... Eu sou meio boba e queria saber como é a vida fora da minha zona de conforto. E valeu a pena pela a experiência que eu estou adquirindo. Só o que mata e a saudade.

      Excluir
  7. Sempre que me perguntam como fazer para se planejar para morar sozinha eu nunca sei como dizer, mas você conseguiu resumir muito bem tudo que precisam saber antes de sair de casa.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei responder o que eu me perguntava quando estava passando por essa situação. Nos próximos posts dessa categoria irei explicar mais coisas que ficaram na minha cabeça quando estava passando por isso.
      Obrigada

      Excluir
  8. Olá! Vou me mudar final do ano e sozinha, para uma cidade bem maior. Gostei muito dessas dicas e gostaria de ler mais. Pode me enviar algumas postagens? Obrigada

    Escolhas Alternativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica, eita... Se prepara para ser muito feliz e triste ao mesmo tempo. Complicadas sensações. Aqui na categoria MORANDO SOZINHA do blog eu compartilhei desde o primeiro dia de quando eu fui morar sozinha até o último dia. Acho que você vai gostar. De nada.

      Excluir
  9. Nossa to até com medo, vou ter que sair de casa esse final de ano com minha irmã pra estudar, espero que eu goste e que eu consiga me adaptar rapido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica não Natália, no começo vai ser difícil por causa da saudade e tal. Mas como você vai está com a sua irmã irá ser muito melhor e sua adaptação será mais rápido. Boa sorte nos estudos.

      Excluir
  10. Eu estou pensando em sair de casa, mais pela experiencia do que qualquer coisa. Tenho 17 anos e estou no último ano do ensino médio, ainda não sei o que vou cursar, meu plano é ficar um ano trabalhando para juntar dinheiro para depois conseguir cursar a faculdade que eu quero.

    Nas minhas primeiras pesquisas eu vi uns sites legais sobre custo de vida, mas vc poderia me passar alguns que acessou?

    Bjs Bia
    http://commuitochocolate.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de qualquer coisa te digo que isso é uma decisão séria. Então pensa bem, viu? Em segundo, eu acho essa segunda opção muito boa e foi exatamente o que eu fiz. Só que eu não fui trabalhar, mas depois do ensino médio a gente fica muito perdida, por isso optei em começar a faculdade apenas com os meus 18 anos. E olha, não me arrependo.

      Respondendo sua pergunta eu sempre visitei blog Morando Sozinha, nas postagens antigas dele tem muuuuita informação boas. E o blog Vida Organizada que é minha salvação até os dias de hoje.

      Beijos

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia