O medo da faculdade

13:29

Dia desses estive lendo meus posts antigos daqui do meu blog e percebi que eu tinha muito medo de fazer faculdade. Mas que ao mesmo tempo eu queria muito fazer parte desse novo mundo, queria conhecer como era um campus, como era as roupas da faculdade, os assuntos abordados, o trote, as festas. Enfim... Mas não sabia explicar o porquê do medo que eu sentia quando pensava em faculdade.

Hoje depois de um semestre vencido na faculdade consegui encontrar os porquês daqueles medos que eu sentia. Uns até hoje eu ainda tenho, outros se apagaram da minha mente no primeiro dia de aula.


Como é a faculdade?
O meu maior medo sem dúvida era o que eu iria encontrar na faculdade. O que me esperava depois do portão do campus, e no primeiro dia depois de entrar na faculdade com o pé direito esse medo foi embora. Vi que não era tão assustador. O quanto as pessoas que estavam ali eram iguais a mim, o quanto gostávamos dos mesmos tipos de música, olá Gabriel Pensador, o quanto estávamos espantados e o quanto os veteranos estavam se divertindo com aquilo. Haha. A faculdade não é tudo aquilo que eu pensava nas minhas tardes chuvosas ou nas minhas noites de ansiedade pré vestibular. Posso confessar que é muito menos do que eu projetava, mas que atingiu a maioria dos meus objetivos. 
Medo do trote
Isso depende muito de qual faculdade você entrar. Cada lugar é diferente, mas pelo menos na minha foi muito legal. Não teve o trote em si, mas os veteranos organizaram uma gincana para nós calouros. Foi uma semana inteira conhecendo o campus, interagindo com os veteranos, participando de palestras, conhecendo os futuros amigos de sala, fazendo amizades. E no último dia da semana teve uma viagem para um ponto turístico da cidade e lá teve o tão falado trote, mas foi bem leve. Alguns veteranos que fiz amizade me avisaram então optei em não ir, porque fiquei com o tal desse medo. E pelo o que eu ouvi depois foi a melhor parte. Se pudesse voltar não teria perdido nenhum dia porque depois dessa semana a faculdade começou e aí a brincadeira acabou, haha.
Veteranos
Um dos meus maiores medos era de não ter nenhum contato com os veteranos. De eles se acharem o fodão do pedaço. E sim, eles se acham. Mas os veteranos não é ninguém mais do que gente como a gente que já enfrentou a mesma dificuldade que você irá enfrentar e as que eu enfrentei. Na primeira semana dá medo deles, eles intimidam a gente. Mas sempre tem alguns que são super camarada e falam pra gente tudo o que a gente precisa saber como: qual á a professora que todo mundo tem medo, o que devemos ou não fazer para ganhar a confiança dela, como está a situação da faculdade, aonde denunciar alguma coisa, quais os livros que tem na faculdade e que vamos precisar sempre, onde tem casa para alugar perto da faculdade... E a dica que eu dou é: cola nesses veteranos e deixa os outros pra lá porque eles não vão te ajudar em nada.
Amigos
O ruim da faculdade é que a maioria dos seus amigos seguiram rumos diferentes. Um se apaixonou por exatas, outros por letras, outros por corpo humano e você seguiu um rumo diferente. Foi o que aconteceu comigo. Não tinha ninguém que eu conhecesse de 40 alunos que estuda na minha turma. Imagina o desespero que eu fiquei, porque eu sempre fui um pouco pé atrás em fazer amizade. Para se ter noção ano passado fiz cursinho por um ano e em uma sala de 100 alunos saí de lá com 2 amigos. Haha. Apesar de conversar bastante esse era o meu maior medo. E pra falar a verdade ainda não tenho amigos na minha sala da faculdade. Sério! É claro que tenho a minha turma, e sempre faço dupla com a Pamela. Mas digo amizade mesmo, sabe? E acho que não irei levar amigos dali para toda a vida como no ensino médio. Talvez esteja equivocada. 

Mas a dica que eu dou é conversar com todo mundo. Se você for tímida, se desprenda na faculdade aproveite que ninguém conhece você e seja aquilo que você sempre quis ser. E olha depois do primeiro mês todo mundo já vai conhecer todo mundo e já vão poder gritar quem faltou quando a docente (professora) fizer a lista de chamada.
Muitos trabalhos
Me espantava quando conversava com alguns universitários e eles sempre estavam reclamando de trabalhos acadêmicos. Hoje eu entendo mais ou menos isso. Mas deixa eu contar, a maioria dos trabalhos não valem pontos. Isso mesmo. Alguns os professores fazem só pra testar sua capacidade e faz quem quer ser um profissional bom, até porquê não vai ter boletim e nem ninguém pra te encher o saco porque você não pegou visto (o que é isso mesmo? haha). Então não precisa ter esse medo absurdo dos trabalhos. Mas aconselho você a se esforçar para fazê-los vai servir para você no futuro. Só pra você.
Medo de não ser inteligente o suficiente
Não me diga que foi só eu que tive esse medo. Sabe quando você entra em um lugar que não conhece ninguém e tem a impressão que todo mundo ali é mais inteligente e interessante que você? Me senti assim no primeiro mês. Foi uma sensação horrível, mas foi até a apresentação do primeiro seminário. Vi que ali todo mundo era igual e que estavam todos no mesmo barco. O que eu aprendi no ensino médio eles aprenderam também e todo mundo estava ali para aprender. É claro que sempre tem alguns que consegue ser o cdf da turma... E na faculdade essas pessoas vão dobrar... Mas no mais todo mundo vai estar no mesmo nível que você.
Medo de não ser o curso certo
Acho que a maioria das pessoas que prestam vestibular tem esse medo. O problema é quando a gente se prende a ele. Juro que ficava horrorizada quando alguém trancava a faculdade, mas hoje eu entendo. Ao decorrer das matérias a gente vai percebendo se gostamos ou não do curso. Não tem jeito, você pode amar uma matéria da escola e fazer algo que tenha haver com ela... Mas você só vai saber se realmente é essa área que você quer quando estiver dentro da faculdade. Por isso nada de medo. Se não for essa é só passar pra outra e se não for outra passa pra outra. O importante é não desisti e nem se pressionar. Eu mesma já pensei em desisti do curso, mas aí vem uma nova disciplina e eu me apaixono de novo por Letras. Por isso pense bem ao tomar alguma decisão.
O melhor da faculdade é não precisar ir de uniforme, poder chegar atrasada e ser cobrada só por você mesmo. O primeiro ano está sendo longo e até um pouco chato as vezes, mas me disseram que as coisas ficam melhor a partir do segundo ano em diante. Para os universitários: É verdade? 

Qual o maior medo da faculdade que vocês tem ou já tiveram?

You Might Also Like

3 comentários

  1. Quando estou de férias não sinto nada de saudade, mas talvez se eu trancasse iria ficar morrendo de saudades.

    ResponderExcluir
  2. Nossa tive o mesmo medo quando entrei na facul, só que alguns não foram embora! haha Mais acabei saindo não é o curso que queria, mas mesmo assim to com saudades :( http://dicasdabaldez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os medos na faculdade são os mesmos para todo mundo e a pior parte é quando não nos livramos desse medo.

      Pois é como eu disse, o importante é não desisiti. Se não for um, vai ser outro.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia