O que eu aprendi morando sozinha?

16:22

Organizar minhas coisas - Sempre fui organizada, mas depois que sair de casa precisei ser organizada o dobro. Pois sei que quando eu não saber onde é que está alguma coisa minha, não vai ter minha mãe aqui para fazer aparecer magicamente. Ainda não tenho esse poder que nossas mães tem, então preciso me organizar se não fico louca. 

Organizar meu tempo - Tenho que controlar o meu horário para eu poder fazer tudo o que eu preciso durante o meu dia como: postar no blog, fazer muitas atividades da faculdade, arrumar minhas coisas, lavar louça, decorar meu quarto. E se eu não tiver uma rotina escrita eu me perco nos horários e acabo não fazendo nada de produtivo. Então, depois que eu vim morar sozinha sem dúvida eu aprendi a dar valor a cada hora do meu dia.
Atravessar avenidas movimentadas - Não sorriem de mim. Mas sim gente, eu morria de medo (e ainda tenho um pouco) de atravessar ruas movimentadas... Quando estudava o ensino médio minhas amigas sempre pegava na minha mão para atravessar a rua. Haha. Não vou negar que hoje ainda me dá um medo, mas como eu sei que não vai ter ninguém para me ajudar eu olho para o lado e para o outro e sigo em frente. E claro, sempre na faixa de pedestres. Ainda bem que os motoristas daqui são educadinhos e sempre param na faixa certinho. Haha. Esse é um medo que eu tento superar desde muito tempo, meu pai até briga comigo às vezes, pois futuramente vou tirar a minha carteira de habilitação e se não consigo atravessar avenidas andando. Imagina de carro. Mas já consegui superar uma parte desse medo e graças a Deus e a eu estar sozinha, estou conseguindo aprender a administrar meus medos.
Controlar as finanças - Comparando o começo do ano com hoje percebo que aprendi a administrar meu dinheiro. Seja com a xerox da faculdade ou com as contas para pagar. Anoto tudo o que eu compro e para onde vai parar o meu dinheiro, assim consigo economizar e não estourar a minha conta e em seguida o meu cartão. Aprendi também que uma latinha de Coca-Cola, um pacote de Chiclets, uma barra de chocolate além de me engordar poderá fazer falta no final do mês na hora de comprar shampoo, frutas, comida e pagar as contas.
Cozinhar - Na verdade eu nunca precisei cozinhar, pois eu moro na casa da minha vó... Mas me considero morando sozinha porque estou longe da casa dos meus pais e cuido das minhas finanças, da minha vida, da feira, conta de luz. Além da vovó sempre está viajando e eu passar a maior parte do meu tempo sozinha. Enfim, então por isso me considero morando sozinha. E aprender a cozinhar para quem mora longe dos pais é inevitável, uma hora ou outra a gente vai ter que aprender. E de vez em quando acabo precisando fazer minha janta... Então acabei aprendendo o básico. Quando saí da casa dos meus pais não sabia cozinhar absolutamente nada, só sabia fazer miojo. Haha. Hoje eu ainda não sei cozinhar super bem, mas já me arrisco na cozinha fazendo receitas gostosas para os meus dias solitários.
Fazer diy - Nunca tive muita coordenação motora, mas sempre gostei de inventar moda, haha. Depois que eu comecei o projeto decorando o meu quarto percebi que aprendi algumas coisas . Já fiz um suporte para notebook, decorei meu home office - encapei minha mesa e já estou dando meus retoques finais no meu mural de fotos e na minha parede cheia de quadrinhos que eu mesma fiz. E estou adorando fazer cada detalhe.
Deixar meu quarto sempre organizado - Sempre ao acordar arrumo minha cama e ajeito as apostilas jogadas pelo o chão. Além disso ser um choque de realidade e fazer eu me acordar, vai me ajudar para quando eu chegar da faculdade morrendo de cansaço eu não ter que arrumar todo o meu quarto. Me poupa tempo e eu passo logo para a tarefa seguinte.

O despertador será seu melhor amigo e respeitar ele será sua única opção - Não tem mais meu pai para me acordar ou me deixar dormir mais 10 minutos e depois vim me chamar novamente. Ou eu me acordo ou eu perco o horário. Até que ele ainda tenta me acordar todos os dias me ligando, mas não adianta... Tem dias que ele também se esquece. Então aprendi a respeitar o meu despertador e me acordar logo na primeira chamada dele sem colocar mais 10 minutos de soneca. Vai que não dá certo, né? Pois se não vou ter que me arrumar as pressas e sair de casa sem tomar o café da manhã. E olha, já passei por isso nos primeiros dias e não é nada bom.

É importante ter uma caixinha de remédios - Minha mãe sempre foi bastante cuidadosa com essa parte. Até para as viagens que durava um dia ela sempre dava um jeito de colocar na minha bolsa um remédio para dor de barriga, outro para dor de cabeça, outro para as minhas dores horríveis de estômago e outro para enjoo. E hoje eu sei exatamente o porque que ela sempre fazia isso. As dores não tem hora marcada para chegar. E eu só fui dar valor para aquela caixinha rosa cheia de remédio que tenho aqui no meu quarto, depois de ir dormir às 3 horas da madrugada logo após eu acabar de fazer um trabalho da faculdade morrendo de dor de cabeça e estômago, e de quebra ainda teria que acordar cedo no outro dia. Peguei o remedinho mágico, tomei e consegui dormir agradecendo em pesamento minha mãe por ter feito aquela caixinha especialmente pra mim.

Deu para perceber o quanto eu aprendi nesses últimos 6 meses, né? E percebo que estou em constante aprendizado. Aprendo a trocar a lâmpada da luminária, a escolher quais são as verduras boas, a refletir se preciso realmente gastar o meu dinheiro com alguma coisa qualquer, a curtir o momento quando estou com os meus pais, a gostar de beterraba e suco verde, a cuidar mais de mim e a saber dá um tempo de tudo e focar em coisas importantes. Morar sozinha é um constante aprendizado e sei que esse é só o começo.

E vocês o que aprenderam morando sozinha? Ou o que estão aprendendo se planejando para morar?

You Might Also Like

8 comentários

  1. Que daorinha!! *-* eu to planejando morar sozinha, perto da casa do meu namorado, só que ele mora muuuuuuuuito longe da casa da minha mãe, aí já to aprendendo algumas coisas também, aprendi a cozinhar mas tenho que melhorar muito ainda porq as vezes esqueço uma coisa ou outra na comida que faz toda a diferença kkk, aprendi a ser mais organizada e mais compromissada também, procuro sempre deixar minhas coisas em ordem e a casa também né kk. só o que me prende por enquanto é o emprego, ainda não consegui achar um emprego em que eu concilie emprego e escola :s mas logo logo eu acho um esse ano se não no meio do ano que vem já to terminando meus estudos também e aí pego um emprego e ninguém mais vai me segurar! \õ/
    Talvez seja um pensamento imaturo demais, mas quero a independência logo, não quero depender de ninguém até porque eu to sentindo o peso da dependência e é chato demais, é incômodo demais não só pra mim mas para as pessoas ao meu redor eu vejo isso também... ;s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se planejar é o segredo Francy e aprender as coisas antes de estar morando sozinha é a melhor coisa que você faz. Cozinhar, ser organizada e compromissada é as principais coisas que você tem que aprender a ser... Você está no caminho certo.

      Boa sorte com a escolha do emprego e vá atrás dos seus sonhos. Se você ver que é isso que você quer e que vai te fazer feliz, corra atrás.

      Se você acha que é um pensamento imaturo te aconselho a refletir e ver o que te faz pensar nisso. Mas corra atrás da sua independência, mesmo se for pra morar sozinha ou não. É chato depender dos outros.

      Boa sorte pra você.

      Excluir
  2. aah, esqueci de falar, não consigo de jeito nenhum me acostumar a seguir agenda e coisas escritas e_e já fiz váááários cronogramas mas eu não sigo, não tem jeito, até porque minha vida não tem NADA de rotineira, aí fica dificil kkk Queria saber como consegue, conta aí seu segredinho :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consigo porque eu preciso Francy, também não tenho uma rotina muito certa. E o cronograma não é pra você seguir à risca o que está lá. É para você apenas se basear.

      Por exemplo: Eu vou para a faculdade todo o dia e tenho que postar no blog. Isso já é lei do meu dia. Então faço um cronograma que contenha os horários que eu acho mais confortável para seguir cada coisa.

      Mas é claro que tem dias que eu preciso fazer alguma coisa que não está na minha rotina então eu faço e quando eu puder eu volto a minha rotina novamente.

      Depois de alguns dias seguindo você já vai saber decorado e não vai precisar checar o que precisa fazer.

      Excluir
  3. Sempre quis morar sozinha, acho que vou aprender muitas coisas... assim como você. Adorei o blog, beijos!

    www.entreladies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre tive vontade, não para sair da casa dos meus pais. Mas porque eu sabia que iria aprender muitas coisas. E realmente estou aprendendo. Obrigada Su, Beijos.

      Excluir
  4. A gente deve aprender muita coisa mesmo quando vai morar sozinha e sair de baixo da asa dos pais, mesmo assim, não vejo a hora. Amei seu blog, lindão. Beijos.

    Visita lá? www.aposasreticencias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Letícia. Muitas coisas se aprende vivendo sozinha. A gente aprende a aceitar nossos defeitos. E a aceitar o dos outros. Por isso eu acho super válido a experiência de morar sozinha antes de dividir a vida com alguém.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia