Erros que eu cometi no vestibular

14:32

Agora que me dei conta que o vestibular está bem aí, daqui a poucos dias muitas pessoas estarão colocando seus sonhos no papel em forma de prova. Fico imaginando que um ano atrás era eu que estava com os nervos a flor da pele, chorando por tudo e imaginando que eu não iria consegui. E hoje aqui estou eu, toda orgulhosa de já está vencendo dois semestres.

Sempre foi um sonho está na faculdade, falava para o meu pai que eu iria quebrar a tradição da família em que minha bisa casou com 16 anos, minha mãe com 16 e minha irmã também casou-se com essa idade. O que eu queria e sempre quis era cursar algo que eu gostasse, riscar várias metas que sempre fiz e que ficava espalhadas pelas paredes dos meus antigos quartos, pelas minhas agendas e pelo meu bloco de nota do celular. E o meu maior sonho risquei da minha lista mais rápido do que eu esperava: passar no vestibular.

Já fiz vários vestibulares, o primeiro que eu fiz foi no meu primeiro ano do ensino médio e decidi fazer mais para testar meus conhecimentos. Hoje depois de 4 anos fazendo vestibulares, 3 anos apenas de teste e o último ano para valer, consigo relembrar cada erro que eu cometi nesse período... Principalmente no terceiro ano do ensino médio, errei tanto porque eu sabia que aquele ano o vestibular era para valer, para decidi minha vida e isso me assustava.

E hoje decidi listar meus principais erros e que você, mesmo que seja difícil, não deverá os cometer.
1 - Estudar desesperadamente na última semana da prova
Para quem não estudou sinto informar, mas não dá mais tempo. Achava engraçado que quando eu fazia cursinho no começo do ano tinha muita gente, durante o ano pouquíssimas pessoas compareciam as aulas e nas últimas semanas brotava gente de todo canto. E esse é um erro imperdoável, pois para quem esteve no cursinho durante o ano inteiro estudando, passando madrugadas acordado, nas últimas semana será apenas o momento de revisar o conteúdo. E o cursinho segue essa linha, fazendo aquele resumão e muitas pessoas se iludem em imaginar que só com o resumo irá sair aprovado de uma prova como o Enem.

Por isso, se você estudou durante o ano todo, tire a última semana para sonhar acordada, ler um livro que relaxe, escutar músicas, dançar e para quem faz cursinho é ótimo participar dessa última semana, pois os professores irão te estimular e te passar pensamento positivo, além dos macetes "bacanudos" para a hora do sufoco. E sim, isso conta muito.
2 - Ficar ansiosa
Eu sei que é difícil, pois sofria de TPV (sim, isso existe) - Tensão Pré Vestibular - eu chorava horrores, ficava sensível, tinha insônias absurdas e ficava pensando que eu era burra demais para concorrer com tanta gente. E tinha uma sensação de que eu não estava estudando o suficiente. Tive isso desde o primeiro vestibular e foi piorando a cada ano (ainda bem que eram apenas testes) e ficava ansiosa e doida para aquele dia chegar logo e passar o mais rápido possível.

Não sigam esse meu mal exemplo, eu sei que é difícil não ficar ansiosa com uma prova que irá decidir sua vida... Mas para sua felicidade existem meios divertidos para expulsar a ansiedade UMA semana antes da prova. Um deles é fazer aquilo que você gosta e que se privou durante o ano inteiro por conta do vestibular, outro é dar uma nova decorada no seu quarto (nada muito pesado), mas trocar a colcha por uma floral, por exemplo, colocar pisca-pisca são coisas simples que podem dá uma renovada no seu animo e te manter ocupada e não ficar tão ansiosa.
3 - Pensar que você é burra e que não aprendeu nada
Estudei muito no meu último ano do vestibular e não havia feito nenhum desses erros que estão listados aqui, mas quando estava no carro com o papai e ele falando que não era pra eu ficar preocupada, usar todo o tempo da prova, beber água, começar pela redação... Essas coisinhas que todo mundo fala para gente... Nesse momento me bateu um desespero e eu comecei a pensar que eu não tinha estudado o suficiente, que não iria passar, que eu era burra. Enfim, mas aí o meu pai disse: - E lembre-se que você estudou muito para estar aqui. Foi aí que toda aquela neura passou e eu fui fazer minha prova sabendo que eu iria me sair bem.

Por isso, fique perto de pessoas que aposte as fichas delas em você. Que viu seu esforço e que você sabe que vai ter uma palavra de conforto na hora em que precisar, mas se você não tiver alguém com essas características pelo menos se afaste de pessoas que vão te puxar para baixo... E antes de sair de casa, olhe-se no espelho e diga a você mesmo que você consegue e que merece está onde está.
4 - Achar que tem que passar a todo custo
Pensei isso por muito tempo, achava que se eu não passasse iria ficar velha para entrar na faculdade, achava que as pessoas iriam me julgar e como consequência disso colocava muita pressão em cima de mim. E o pior é que eu tinha a impressão que todos também estavam colocando pressão para eu passar (mas era só uma leve e ruim impressão). Mas depois, no meu último ano de vestibular, fiquei pensando que eu não precisava necessariamente passar naquele ano, que decidir meu futuro não é tão fácil e que se não fosse naquele ano seria no outro... E depois desse meu pensamento consegui me acalmar e achar tudo mais simples.

Por isso faça igual eu, relaxe, pense em como é uma responsabilidade grande e que talvez se não for esse ano tudo bem. Você terá alguns anos pela frente para decidir se realmente quer o curso que escolheu, estudar mais, treinar na redação. Enfim, seja realista da melhor maneira possível e não se cobre tanto.
5 - Não dormir e nem comer adequadamente na última semana da prova
Um dos maiores erros dos vestibulandos é que imaginam que é importante dormir e comer bem só um dia antes da prova. Essa preparação tem que começar na verdade desde o começo do ano, mas se não deu tempo foque na última semana, durma umas 8 horas todos os dias até a prova. Pois, um dia antes você não irá conseguir dormir, não tem jeito, só tomando remédio, mas se você tomar remédio irá ficar mais lenta no outro dia... Então não se arrisque, haha. Crie essa rotina e você verá como compensará a noite mal dormida um dia antes da prova.
6 - Brigar com alguém
Não brigue com ninguém na semana da prova e se brigar se resolva da melhor maneira possível. Nossa mente é muito perversa e ela só faz questão de trazer à tona as piores coisas nos momentos inoportunos. Peça para o namorado adiar a DR, para os pais pegar menos pesado, para as amigas relevar e os irmãos serem mais bonzinhos.
7 - Chorar antes de ir para a prova
Nos meus primeiros anos de vestibular eu ficava muito sensível antes da prova e sempre acontecia alguma coisa boa e eu desmoronava. Chorava horrores e me sentia ridícula com aquela situação, ao passar dos anos fui me educando nesse quesito, se eu quisesse chorar fazia isso umas duas semanas antes do Enem, chorava por vários motivos e me sentia muito melhor. Assim, no dia da prova já estava relaxada e não ficava tão sensível.
8 - Levar muita comida para a prova
Meu primeiro ano foi muito engraçado em relação a comida. Eu levei biscoito, salgados, chocolates, cereais, água, bombom. E isso foi uma péssima ideia, pois não consegui me concentrar, passava mais tempo tentando abrir os pacotes sem fazer barulho do que lendo a prova, haha. No outro ano eu fiz algo que mudou minha vida, comprei apenas dois cereais e levei água mineral... Peguei os cereais tirei a embalagem e levei em um completo pequeninho... Quando eu senti fome abri rapidinho comi e voltei para a prova e o melhor sem atrapalhar ninguém, porque vamos combinar que não há nada mais chato do que ficar ouvindo aquele barulho dos pacotes se abrindo.
9 - Sair para ir ao banheiro durante a prova
Tente educar seu organismo para momentos tensos, Ficar sem ir ao banheiro por 4 horas, na minha opinião dá tranquilo... Então não fique pensando nisso, se concentre na sua prova, pois você terá apenas 4 horas para 90 questões. Poupe seu tempo.
10 - Ficar sonhando com a aprovação durante a prova
Não sei se era só eu que fazia isso, porque sou uma sonhadora nata. Mas no meu primeiro vestibular passei 1 hora pensando que dali há alguns anos estaria na faculdade, estaria morando sozinha, realizando meus sonhos... E assim eu perdia uma boa parte da prova. Então, deixe para sonhar em casa.

Você deverá se concentrar nada de ficar tentando recuperar o tempo que você perdeu estudando na última semana, lembre-se que ficar ansiosa vai fazer você ficar mais chorona, achar que não sabe de nada, que tem que passar a todo custo, a ficar mais briguenta. Por isso, fazer uma rotina de preparação para o vestibular é muito importante para não ficar sonhando na hora da prova ou ficar cansada.
Espero que vocês aprendam com os meus erros e que façam uma ótima prova. Se você passar pela categoria estudando aqui do blog, você verá como foi minha maratona de estudos, como me organizei, meus medos, a minha escolha do curso, minhas dúvidas... Enfim, agora me contem quais são os cuidados que estão tomado pré-vestibular? Quem acha que vai tirar uma ótima nota na redação do Enem? Qual curso escolheram?

You Might Also Like

18 comentários

  1. Adorei o post Raquel, eu venho me sentindo muito ansiosa e com a sensação que sou burra demais pra competir com tanta gente e que perdi meu tempo, não vou saber responder, essas coisas.. isso vinha me fazendo muito mal, sério, fiquei muito focada no futuro e deixei o presente pra lá. Ai agora que tô melhorando da ansiedade, espero que tudo dê certo, me deseje sorte hihi ♥

    www.meuolharmagico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Jana, ansiedade é super normal... Mas olha se você chegou até aqui você sabe de alguma coisa sim. O Enem é mais sobre notícias e interpretação, nada de ansiedade e nervosismo. Uma semana antes tira um tempo pra você relaxar, você vai ver como funciona.

      Essa mania de focar no futuro eu tenho também, haha. Estamos juntas, mas olha você vai se dá bem assim. E muita boa sorte para você ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥. E venha me contar o resultado, haha.

      Excluir
  2. Quando fiz vestibular eu também errei em muitas coisas, principalmente em estudar igual uma doida na semana da prova, e achava que isso ajudava, mas pelo ao contrário me deixava mais tensa ainda.
    E sério que sua bisa, mãe e irmã se casaram com 16 anos? Que doido :o haha
    Muito bom o seu post ♥

    Beijos
    Fanpage | Instagram
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Day, a gente acabava ficando mais ansiosa e consequentemente nervosa. A última semana tem que ser bem descansada, mais relaxada possível. Assim os assuntos ficarão mais propícios a vir na sua mente na hora da prova, já que você não se esforçou durante a semana.

      Seríssimo... Uma tradição de família... Doidice não é? Eu fui lá e quebrei mesmo, quero é viajar pelo mundo, fazer uma história diferente e olha eu acho que consigo. Haha

      Obrigada, beijos.

      Excluir
  3. Só fiz um vestibular e foi suuuper tranquilo, então falo pra todos ficarem tranquilos que vai dar tudo certo o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, isso Alana sortuda o segredo é estudar e ficar tranquila. Haha.

      Excluir
  4. Amei demais esse post, eu preciso confessar que só fiz Enem uma vez mesmo (pra nunca mais ) considero a prova mais de resistência do que qualquer outra coisa. No meu último ano na escola eu não me sentia nem um pouco nervosa,me senti meio estranha até pois via todo mundo puxando os cabelos ou vivendo a base de cafeína e energéticos e eu lá toda tranquilona . Fui lá e fiz como sou meio pessimista pensava que não ia passar assim tão facil,aí me supreendi e passei em 3 cursos totalmente diferentes .Quer ver uma pessoa indecisa desesperada? Dê mais de uma opção de escolha a ela.
    Mas enfim no fim deu tudo certo , já estou quase na metade do meu curso e ando muito feliz
    Beijos.
    Blog Águas de Março

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kamyla sumida... (Irei pegar no teu pé sempre, até te ver por aqui todos os dias haha).

      Mas realmente é uma prova de resistência, depois do Enem eu preciso passar o dia inteiro dormindo. Fico exausta. Por isso que é preciso dormir bem durante a última semana.

      Até o cursinho eu nunca tinha me preocupado com vestibular, aí eu vi que era sério mesmo quando comecei a ver meus amigos se matando para passar. Aí eu também comecei a me esforçar.

      Escolhas? humm, sei bem como é. Eu sempre fico também, mas que sorte em mulher?! De primeira e passou em 3. Haha.

      Meu sonho é está na metade do curso. Não vejo a hora. Já estou feliz porque estou findando o primeiro ano, imagina quando estiver lá pelos meados. Haha.

      Beijos e vê se não some.

      Excluir
  5. Nossa eu cometo todos estes erros na semana das minhas provas e acabo n]ão indo tão bem. Eu acho que a palavra prova me deixa um pouco com medo.

    ingrydteixeira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa Ingrid, se você estudou, mesmo que não tanto quanto gostaria (a gente nunca estuda o tanto que gostaria), você irá se sair bem. Fica tranquila, segue algumas dessas dicas e fica tranquila. E nada de pressão em cima de você, heim?! Certeza que voltará aqui e virá me dizer que passou.

      Excluir
  6. Oi Raquel, não estou em fase de vestibular, mas amei as dicas, enquanto lia seu post me lembrei da prova prática para tirar a Carteira Nacional de Habilitação em que fui reprovada na semana passada e comparei com a prova teórica: na teórica eu me mantive calma, confiante e deixei as coisas acontecerem e com o pensamento de "o que tiver que ser, será!" e fui aprovada, pulei de alegria! Já na prova prática... Estava mu-i-to nervosa e ansiosa, antes da prova eu ria à toa, durante a prova, só porque cometi um errinho deixei de me concentrar e comecei a cometer vários outros erros e pluft: fui reprovada!
    Então gostei muito das suas dicas e vou usá-las para a segunda prova prática, me deseje sorte <3
    Beijos, a mesma essência ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, que bom que gostou das dicas. Carteira de habilitação? Ai, estou morrendo de ansiedade para tirar a minha.

      Poxa, sério que foi reprovada?! Nervosismo é um "troço" mesmo. O pior é ler que por causa de um errinho você se desconcentrou... Mas olha usa algumas dessas dicas mesmo e tenho certeza que nessa segunda prova você irá conseguir passar. Boa sorte e não esquece de avisar que foi aprovada. <3
      Beijos

      Excluir
  7. Adorei o post Raquel, Faço enem desde o meu 2º ano,esse ano será minha terceira prova, mas não tem jeito, fico desesperada e sempre acabo passando mal! ai eu nunca passo, mas vou continuar tentando quem sabe um dia né, obrigada pelas dicas.
    http://crisedos-vinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Chará, haha

      Não se desespera não Quel, segue essas dicas e você vai ver como vai ficar um pouco melhor. Quando você quiser se desesperar ouve uma música que te acalma, pensa positivo e te imagina já na faculdade. E acredita em você, isso é o mais importante.

      Um dia nada, se Deus quiser será esse ano. Pensamento positivo mulher. Haha

      Excluir
  8. Eu ia levar muita comida pro dia da prova, sério. Obrigado! Hahaha. Vou prestar para a ETEC e estou muito nervoso mesmo. Já comecei estudar e em nome de Jesus irei conseguir. O post me ajudou muito, Raquel. Beijos. Seu blog é lindo!

    www.quero-sonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, não faça isso Vinícius. Vai te desconcentrar. Que bom que viu o post a tempo. E de nada, hahahaha.

      Boa sorte e em nome Dele você irá passar, e nada de nervosismo... Fica confiante que isso vai te ajudar a relembrar dos assuntos que você estudou.

      Que bom que te ajudou, beijos. Muito obrigada.

      Excluir
  9. Ótimo post, amanhã pela primeira vez vou fazer o enem, apenas para teste, acho uma boa para saber bem o que me espera para o próximo ano. Tenho total certeza de que no ano que vem vou pirar, e fazer exatamente o nº 4, achar que tenho que passar a todo custo hahaha.

    http://lagrimas-de-diamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luísa... Boa sorte para você e fazer o teste é sempre bom para saber como é. Pira não, haha. Estuda durante o ano todo. Pira durante o ano, mas uma semana antes da prova é só relaxar.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia