Sobre Pessoas

18:36

Gostava eu de ouvir as pessoas e saber as histórias que elas carregam. As vezes juro que tinha vontade de fazer uma entrevista com algumas delas, como no caso de quando o cobrador não cobrou minha passagem, deu vontade de perguntar se ele tinha alma caridosa ou estava com segundas intenções, mas relevei e isso pelo primeiro dia, segundo dia, terceiro dia, quarto... E estou relevando até hoje.

Mas me pergunto mesmo o por que que o meu cantor preferido não ganhou o prêmio de melhor cantor do ano. Será que só eu tenho bom gosto ou eu estava passando azar para ele? Não sei, só sei que quem ganhou foi uma menina da voz rouca e com poucas letras. Se não fosse o estilo, o batom vermelho, o rímel borrado e as roupas florais, ela tinha entrado na minha lista negra por ter tomado o lugar dele. 

Meu professor é um cara cheio de conhecimento e eu até me surpreendo como os outros alunos conversam tanto enquanto ele explica sobre a revolução que as "Diretas Já" causaram, em plena aula de Letras. Ele sabe o que faz. E continuo com a minha teoria que pessoas são complicadas e engraçadas até demais.

Lembro de está esperando uma van para voltar para casa e ver uma moça se maquiando, um homem anotando, e mesmo usando o meu óculos de grau eu não consegui ver do que se tratava, uma criança caindo e se machucando, um casal hétero se beijando. Vorazmente. E um casal gay sendo vigiado pelos olhares constantemente, uma senhorinha comprando uma revista da playboy e saindo apressadamente. Vai entender.

Pessoas são outros eus, foi assim que eu aprendi com o meu professor de "Concepções Literárias Universais", e depois de ler um livro obrigatório, "Édipo", acabei acreditando nessa ideia . Cada um é o protagonista da sua novela, da sua tragédia ou da sua comédia. Cada um pode ser aquilo que escolher ser. Protagonista, vilão, coadjuvante, diretor ou ninguém. Mas no final o mundo visto pelos nossos olhos, com rímel ou sem rímel, só é como a gente quer enxergar: ruim ou bom é só o fato de ser verossímil.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Raquel, como gostei do texto :) realmente, nós é que somos os protagonistas das nossas histórias. Também li o livro Édipo. Adorei sua concepção com as coisas.

    www.ameninanobalanco.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Obrigada Keith. Isso, nós quem decidimos quem vamos ser e não importa que digam o contrário. O livro do Édipo é bem difícil de entender, mas quando se entende percebemos como ele sendo antigo consegue, ao mesmo tempo, ser atual. Obrigada.

      Excluir
  2. Raquel, que texto mais incrível!
    A ordem como escreveu os acontecimentos ficou perfeita! Pessoas são seres realmente complicados, e sobre ser protagonista da nossa própria novela , concordo plenamente. Cada um segue seu rumo e o mundo continua a girar.
    xoxo
    Nany Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nany... Com certeza, somo nós quem decidimos pra onde a roda gira. E sabe, prefiro esses dramas da vida real. Beijos.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia