Organização: Aprender a impôr limite

16:57

Impôr Limites

Quando decidi ser mais organizada por conta dos estudos e do blog eu descobri quais eram os meus limites em relação a tudo. Pode parecer que uma coisa não tenha nada a ver com a outra, mas tem. Pois quando a gente se organiza começamos a perceber que se não colocarmos limites na preguiça, por exemplo, nada vai para frente. Por isso, o post de hoje eu irei contar um pouco da minha experiência em como eu aprendi a impôr limites na minha preguiça, desorganização, falta de criatividade, bagunça e descompromisso.

Preguiça

Eu sempre fui muito preguiçosa, desde sempre, para mim não existe coisa melhor do que acordar tarde e não fazer nada durante o dia inteiro. Convenhamos que isso é realmente bom. Mas quando eu percebi que eu simplesmente estava perdendo tempo da minha vida sem fazer nada de útil eu comecei a me dar conta que eu não poderia continuar daquela forma, precisava impôr limites naquela vontade de não fazer nada.
Ação e Recompensa
Foi aí que me foquei no blog, parei de ter ideias mirabolantes e deixá-las apenas no papel ou no bloco de notas do meu celular e comecei a arriscar, a agir, a sair da minha zona de conforto (vulgo, home office) e comecei a explorar outras coisas. Depois disso comecei a ver algum retorno como: ganhar alguns leitores fieis e o meu trabalho por aqui ser remunerado (mesmo que de forma pequena). Também me foquei no meu sonho de passar no vestibular, organizei vários métodos de estudos, acordava cedo para assimilar melhor o conteúdo, me matriculei em um cursinho, finalmente passei e hoje estou no 2º ano do curso de Letras.
Caiu a ficha
Hoje percebo que se eu não tivesse dado um basta naquela preguiça, nada disso teria acontecido e talvez só iria acontecer daqui há uns bons 10 anos. A pior coisa das pessoas jovens, me incluo aí no meio também, é achar que tem a vida toda pela frente e que uma hora ou outra as coisas irão dá certo como por um passe de mágica. Mas sabemos que não funciona assim, que se não corrermos atrás nada virá fácil. Por isso hoje agradeço em ter decidido agir, e agora posso olhar para trás e perceber que estou com meio caminho andado. E pensar que se a ficha não tivesse caído eu não teria conseguido passar no vestibular, não teria realizado o meu sonho de morar sozinha, não teria conseguido fazer o meu blog crescer um pouquinho mais e tudo isso por simples comodismo.
Conselho para você
Por isso que tal você parar de rolar a página do facebook, parar de enrolar para colocar em prática aquela ideia que está escrita no papel ou no bloco de notas do seu celular e simplesmente acordar para a vida? Saibas que daqui há um ano se você continuar na inércia que está, poderá se encontrar da mesma forma que se encontra agora e se arrependerá de não ter começado hoje. Então deixe a preguiça de lado e foque em algo que queira que dê certo, seja produzir algo muito bom para o seu blog ou simplesmente algo útil para a sua vida. Como diz a Sernaiotto: -"Faça algo hoje em que se orgulhará amanhã".

Desorganização

Durante todo o meu ensino médio minha vida escolar era uma bagunça, é claro que eu acabava me "encontrando nela", mas depois que eu acabei o terceiro ano e precisei estudar sozinha eu percebi que não existe isso de se encontrar em uma bagunça. Eu (falava), você e as pessoas falam isso para se enganar e continuar na sua bagunça, porque isso é simplesmente muito cômodo. Vamos combinar que não tem nada melhor do que as pessoas não te cobrarem que sua vida está bagunçada, que seu quarto está de cabeça para baixo, que você não sabe onde é o começo nem o fim de sua agenda (se você tiver uma agenda) pelo simples fato de você dizer a todo momento: -"Eu me encontro na minha bagunça"! Mas será que você se encontra mesmo ou apenas faz parte dela?
Ação e Recompensa
Faça uma reflexão dessa pergunta e veja se você não está equivocado. Depois da reflexão feita é hora de agir e deixar tudo isso de lado e se organizar. E nem adianta dizer que não consegue, que já tentou e não deu certo, porque se eu que era uma bagunceira nata consegui (minha mãe está de prova disso), você também conseguirá. Saiba que se você não conseguiu foi porque simplesmente não tentou, e se você desiste das coisas fácil é sinal que as coisas irão demorar para acontecer na sua vida. E isso não é nada bom.

É claro que não precisa você ser a organização em pessoa e sair organizando tudo e todo mundo. Não precisa disso. Seja legal com você e com a sua mente, procure métodos que irá fazer você ir se organizando aos poucos como: manter seu quarto organizado, deixar sua mesa onde trabalha (bloga, vê o face, twita, edita vídeo... Enfim) com coisas apenas necessárias em cima e visualmente bonita, arrumar sua cama ao acordar antes de fazer qualquer outra coisa e escrever listas. Agora escolha apenas um desses itens e já comece fazendo essa semana, depois escolha outro e faça as duas coisas juntas na segunda semana, depois escolha três coisas acima e faça as três na terceira semana e assim sucessivamente. Juro que irá notar uma grande diferença e irá querer sempre aprender algo novo sobre organização.
Caiu a ficha
Depois que eu comecei a usar agenda, a organizar meu quarto, organizar o meu blog, organizar meus estudos... A ficha caiu para mim de que eu não me encontrava na minha bagunça, eu apenas a empurrava com a barriga (ou literalmente para o lado) e as coisas simplesmente não acontecia e eu me perguntava o porque disso. Hoje eu percebo que se eu não passei de primeira no vestibular foi porque eu não me organizei para controlar o meu tempo e assim ter conseguido estudar mais. O bom é que a ficha caiu logo para mim e não precisei perder mais do que um ano da minha vida e nem precisei passar por situações piores do que essa. Mas por outro lado já vi pessoas se endividarem por simplesmente não saberem organizar suas finanças e essas pessoas deveriam apenas fazer uma lista de quanto ganha e quanto pode gastar. E sim, isso é tudo o que elas precisavam saber.
Conselho para você
Comece a se organizar hoje, não estou obrigando você a usar uma agenda, porque sei que tem muitas pessoas que não se dão bem com elas, mas você já pensou que enquanto fica com o seu celular na mão vendo o facebook ou outra rede social qualquer, poderia está anotando no bloco de notas alguma ideia que vai te trazer algo verdadeiramente útil? E outra, as pessoas pensam que para se organizar é preciso ter uma agenda na bolsa. Não é assim que funciona as coisas, é claro que ela irá te ajudar a deixar muitas coisas mais fáceis para serem resolvidas, mas não é algo obrigatório. Existe inúmeros outros meios para manter as coisas em ordem e cabe a você encontrar esse meio que se enquadre nas suas necessidades.
Acho que você já percebeu que tudo flui melhor se as coisas ao seu redor estiver no seu devido lugar, mesmo que você faça bagunça enquanto produza algo, mas as ideias só irão surgir e sua mente funcionará bem mais rápido quando tudo estiver arrumado, porque você ficará com a sensação de que não tem nada para fazer e está livre para curti aquele momento por inteiro. Até os trabalhos chatos da faculdade irão ficar prazeroso, vai por mim.

Falta de Criatividade

Pode parecer que não, mas a falta de criatividade está ligada a sua falta de organização. No começo do meu blog perdi as contas de quantas vezes fiquei sem saber o que postar, com aquele famoso bloqueio criativo, e eu não entendia o que estava acontecendo porque simplesmente eu amava e amo o blog. O problema era apenas que eu era desorganizada e as ideias vinham e eu não sabia o que fazer com elas e aí as descartava. Hoje depois de dois anos tentando ser organizada tenho várias agendas, o bloco de notas do meu celular e um aplicativo chamado Evernote cheios de ideias para futuras postagens aqui do blog, e se as vezes eu fico um dia sem postar não é por falta de ideias, mas sim por falta de tempo para colocá-las em prática.
Ação e Recompensa
Eu comecei a agir quando percebi que tudo que envolvia a minha vida e que estava ao meu redor poderia virar um post interessante aqui no blog (já que ele é de nicho pessoal). E aí comecei a anotar minhas ideias através de listas, não só as ideias, mas minhas finanças, os trabalhos que falta fazer na faculdade e as datas de entrega. E isso se tornou um hábito maravilhoso que serve até para me fazer relaxar. Hoje eu escrevo listas para tudo e as listas que eu tenho atualmente comigo são: chekilist para viagem de Macapá, metas para 2015, o que fazer nas minhas férias, compras de finais de ano e entre inúmeras outras. E vocês não imaginam como eu amo escrevê-las.

Que tal você fazer como eu e começar baixando o Evernote para o seu celular? O Evernote é um aplicativo ótimo para quem gosta de usar agenda e também para quem não gosta, nele você pode separar por pastas (chamados de cadernos) de cada item da sua vida. No meu aplicativo eu tenho pastas de: Faculdade, Blog, Pessoal, Listas, Viagens, Compras e Textos. E vou salvando tudo o que eu preciso dentro de cada uma delas relacionado ao tema. Só para você ter noção de como ele é útil eu escrevo os meus textos nesse aplicativo e ainda posso escolher a foto que eu quero usar para ilustrá-lo através do We Heartit ou Tumblr. Posso fazer rascunhos de posts. Falar minhas ideias e ele converter em escrita. E as listas vem com aquela opção  de marcar ☑ quando elas estiverem todas realizadas. Isso não é lindo? 
Conselho para você
A dica que eu te dou é começar baixando logo o Evernote e ele ir fazendo você gostar de organização aos poucos. Além de ser fácil de mexer, ele é muito prático, é de graça, pega em Android e não precisa de internet (exceto para converter o que você fala em escrita e para pegar fotos lindas do Tumblr). E pratique a sua criatividade, anote suas ideias e faça elas acontecerem. Não dependa de ninguém para isso.

Descompromisso

Para as coisas darem certo na sua vida, tenha compromisso. Se você estipulou 5 metas para um mês faça de tudo para consegui cumprir todas elas e se não cumpri-las justifique para você mesmo o motivo que o levou a fazer isso. Eu fiz um esquema de posts por aqui em que eu faço 5 metas no inicio do mês e no final do mês faço outro post mostrando elas realizadas (através de fotos e contando como foi a minha experiência em realizá-las) e as que eu não consigo realizar dou uma justificativa. Isso faz com que eu tenha compromisso, tanto comigo (já que as metas são minhas) e tanto com vocês que me acompanham e querem saber como foi que eu realizei cada uma delas.
Ação e Recompensa
Eu percebi que depois que eu fiz o meu blog virá o meu compromisso diário ele ganhou mais visualizações e como consequência mais elogios e alguns trocadinhos nos finais de alguns meses. E isso faz com que eu tenha mais força de vontade de continuar com o meu compromisso de está presente por aqui de segunda a sexta. A mesma coisa acontece nas outras áreas da minha vida, por exemplo, se eu faço um trabalho bem feito na faculdade como recompensa irei ganhar uma nota mais alta e assim por diante. Não é a toa que vários empresários dão comissão aos seus funcionários, para que ele se motive a trabalhar mais e receber mais, e as consequências são boas tanto para o funcionário quanto para o dono da empresa. A vida é assim: tem que se esforçar para as recompensas chegarem até nós.
Conselho para você
Então que tal você começar a pesar aquilo que você queira ter um compromisso diário. Para as blogueiras aconselho você a se compromissar com o seu blog, estipule os dias que irá postagens novas ao ar (não precisa ser diariamente como eu) e se policie para postar sempre, pois se você não tiver esse compromisso e organização com o seu blog, infelizmente, não irá chegar tão longe (por isso é importante você falar nele aquilo que você realmente entenda).

E para quem não é blogueira escolha algo que queira ter um compromisso. Tem vontade de aprender a tocar um instrumento novo? Se dedique algumas horas do seu dia a isso. Quer viajar para o exterior? Arrume algo remunerado para fazer e junte dinheiro. Quer decorar seu quarto? Procure ideias criativas e bonitas na internet sem precisar gastar quase nada. Quer passar no vestibular? Faça simulados onlines, se matricule em um cursinho e corra atrás do seus sonhos.

E assim aja dessa forma para todas as áreas da sua vida. Faça um compromisso de arrumar sua cama todas as manhãs, deixe seu home office visualmente bonito, cumpra pelo menos uma meta a cada dois meses, anote suas ideias e tenha o compromisso de deixar a preguiça de lado para fazer tudo aquilo que foi citado acima.
Estou adorando passar um pouco daquilo que eu sei sobre Organização para vocês, se tiverem alguma sugestão para os próximos posts deixem nos comentários ou me chamem no inbox na minha fan page. Mas me contem, se identificaram com alguns desses itens? Concordam comigo ou tem mais alguma coisa a acrescentar? 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia