5 coisas aleatórias que aprendi na faculdade

15:27

Se tem um lugar que eu aprendi muita coisa esse lugar é a faculdade. Depois do primeiro dia de aula obviamente aprendi muitas coisas importantes, tanto é, que hoje eu acho que faculdade é uma fase na nossa vida que jamais deveríamos pulá-la, pois além de aprender coisas mais aprofundadas do curso que escolhemos, aprendemos também coisas que servem para nossa vida fora do âmbito escolar. E isso é muito gratificante. Por esse motivo vim aqui listar 5 coisas que eu aprendi na faculdade ou que eu já havia aprendido em casa, mas que na faculdade ficou muito mais evidente.
♥                ♥  ♥  ♥  ♥ 

1. Eu consigo falar bem em público

Uma das primeiras coisas que eu aprendi na faculdade foi que eu conseguia sim falar em público, na frente de quem eu bem entendesse, e que até poderia rolar um nervosismo, mas que eu tinha que colocar na minha cabeça que esse nervosismo era simplesmente normal. Sempre fui muito tímida com pessoas que eu não conheço (pode parecer que não, mas sim, sou) e sempre travava e não me recuperava quando tinha que falar algo na frente delas.

Na faculdade, comecei a perceber que falar em público é algo extremamente necessário na nossa vida e que, ou eu passava vergonha ou eu era aplaudida. E claro que eu escolhi a segunda opção, então, para isso eu comecei a treinar e a controlar aquilo que me impedia de repassar as minhas ideias. Não posso dizer que hoje não fico nervosa e que saio falando o que eu bem entender na frente de todo mundo. Não. Ainda prefiro ficar no meu canto e se possível calada e quieta. Mas se eu ver que é necessário falar, eu consigo articular bem minhas ideias e passar adiante.

2. Ler nunca é demais
Seja uma gibi, um livro de romances (particularmente prefiro os de dramas), uma notícia, meu blog preferido ou artigos científicos. Enfim...Percebi que acumular informações é muito bom. Bom para aprendermos a filtrar aquelas ideias que são relevantes e as que não são tão relevantes assim também. Passo 80% do meu tempo lendo: seja outros blogs, seja livros ou notícias. Isso é algo que me relaxa e me faz muito bem, mas é claro que como uma boa estudante de letras tenho pavor a muitos erros gramaticais (então, se eu for sua leitora, você passou no teste de ortografia, haha).

3. Não ser preconceituosa
Isso eu aprendi, na verdade, com a educação que os meus pais me deram. Mas na faculdade, com toda certeza, isso se aflorou mais, chego até ser chata com pessoas que são preconceituosas na minha frente em qualquer circunstância da vida. Ninguém sabe a história de ninguém, ninguém passa 24 horas ao lado das pessoas e por isso não as podem julgá-las (e nem se conhecer a história da pessoa e se passar 24 horas com ela, preconceito não rola).

Também parei de ser preconceituosa na língua portuguesa. Quantas vezes antes da faculdade eu corrigia de vez em quando alguém que falava errado perto de mim, dizia na frente de quem quer que fosse que não era daquele jeito e sim de outro jeito, e juro que não fazia por maldade e sim para "ajudar" a pessoa a falar correto. Depois que me aprofundei mais no meu curso percebi que isso era uma tremenda falta de educação, era preconceito (que eu não percebia) da minha parte, eu tenho que respeitar a forma de falar das outras pessoas, pois elas não tiveram a mesma educação que eu tive, mora ou morou no mesmo ambiente que eu, ou frequenta os mesmos lugares e por isso a gramática internalizada dela é diferente da minha. E cabe a mim respeitar e adequar a minha forma de falar com as das outras pessoas. 

Então nada de ficarem corrigindo quem fala errado por aí, heim? Isso é feio e anti-ético.

4. Nunca julgar pela aparência
Essa é a mesma questão do ponto anterior, aprendi em casa que não posso julgar as pessoas. E agradeço a meus pais por isso. Não é porque as pessoas são tatuadas, por exemplo, que elas não prestam ou algo do tipo. Não é porque a pessoa gosta de determinada coisa, que eu não aprovo, que eu não posso ser amiga dela. Ou até mesmo se ela acredita ou não nas minhas crenças. Ou se vestem roupas que eu acho feio e que até não vestiria que eu vou ficar falando dela aos quatros cantos do mundo (recado dado). Enfim... Cada pessoa é um ser diferente e com uma história para contar que desrespeita somente a ela.

5. O curso de Letras não é o que falam

A imagem que colocaram na minha cabeça e que demorou para eu desconstruir do curso de Letras foi que eu iria para sala de aula estudar chatice de gramática. Gente, Letras não é só isso. Em 1 ano de curso, com mais ou menos 10 disciplinas que eu tive acho que apenas 3 ou duas foram de gramática e não era essa gramática que eu e a maioria das pessoas estudaram (e odiaram) no ensino médio. No curso de Letras aprendi coisas que jamais pensei que iria aprender, como por exemplo, entender alguma coisa de Libras, gostar de apresentar seminário, perder a minha timidez, perceber que a maioria dos professores são "parceiraços" e que a cada disciplina que concluo aprendo um turbilhão de coisas novas. E que claro, eu não sou um dicionário. Fica a dica.
 ♥  ♥  ♥  ♥  ♥ ♥            

Concordam comigo? Contem-me algumas coisas que vocês aprenderam na faculdade ou na vida que acham que deveria ser passado para mais pessoas.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Que post lindo <3 gostei muito desse seu jeitinho "pessoal de escrever". E a faculdade ensina MUITA coisa pra gente, né? A gente pensa que não, mas muda a gente
    Boa sorte agora nesse novo semestre!
    Beijinhos,
    Duda
    www.ensaiopoetico.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Duda ♥

      Ahh, que bom que gostou. Não sei escrever de outro jeito, haha.

      Sim, muitas mesmo, tem dias que não consigo reconhecer a antiga Raquel da que eu sou atualmente. Muito obrigada, beijos.

      Excluir
  2. Raquel, que blog lindoooo!!! Aprendi diversas coisas na faculdade, mas uma delas é que não tenho amigos e odeio Saussure! hahahah Paguei uma cadeira de linguística e só de ler o nome dele tenho arrepio.
    Vou voltar sempre aqui, tá?
    http://segredosdageovanna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigadão Geovanna ♥

      Haha, sério? No começo quando fui morar sozinha eu comecei a perceber que eu tinha amigos somente na minha cidade e por isso eu não via a hora de chegar o final de semana.

      Tadinho do Saussure, haha.

      Vou te esperar ♥

      Excluir
  3. Além das coisas que você mencionou, quando entrei na faculdade percebi que você aprende a abrir a cabeça, a compreender novas ideias e analisar uma mesma situação por diferentes ângulos.
    E outra coisa: aprendi que estudar pro vestibular é fichinha comparado ao que você tem que estudar pra acompanhar as aulas na faculdade! haha
    Bem legal o post!
    Beijos!
    https://pseudoaleatoriedade.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ludi, a gente fica muito cabeça aberta e até mais flexível com tudo ao nosso redor.

      Essa parte é a mais pura verdade, me lembro que eu chorava de desespero para acompanhar as matérias do cursinho pré-vestibular. Hoje nem tempo de chorar eu tenho, haha. É muita coisa. Haha.

      Obrigada, beijos.

      Excluir
  4. Adorei o post, e foi muito bom porque começo a faculdade na próxima semana e estou mudando de cidade, então tá uma crise existencial terrível aqui; mas agora estou mais tranquila.
    Adorei o blog! Beijos
    http://giuliabello.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada. Que bom que gostou ♥

      Nossa, aproveita cada momento... Dá um baita estresse, mas não se cobra tanto, apenas deixa a vida seguir. Você vai ver como as coisas irão se encaixar.

      Beijos e boa sorte.

      Excluir
  5. Concordo em TUDO com o que você disse, principalmente sobre o que dizem sobre Letras. O curso é um pouco puxado sim, mas não ficamos a vida toda estudando gramática rs. A gente aprende história (dentro de literatura), cultura, aprendemos a ser mais críticos, etc. Eu curto bastante! Já desanimei uma vez pela quantidade de trabalho (esse período tá hard demais, toda semana tem trabalho), mas meu ânimo voltou hehe.

    Beijos ♥
    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu não sei porque as pessoas pensam que quando se entra para o curso de Letras é só para estudar gramática. Haha. Se eles soubessem a variedade de assuntos que tem dentro de Letras o curso seria mais concorrido do que já é. Haha.

      Os trabalhos é puxado mesmo, nem me lembre. Haja animo para tanto trabalho. Haha.

      Beijos

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia