Me Amo Assim - Sobre se autoaceitar

21:41

Sorrir. Decidi sorrir assim que percebi que queriam calar meu sorriso. Sorriso esse que tem falas e eu quero que ouçam o que ele tem a dizer. Por tempos me privei. Por vergonha. Nem me imaginava em falar em público. Tudo isso porque eu tinha um defeito na minha dicção: eu tinha problema de gagueira, pois falava muito rápido, sim muito mais do que eu falo hoje. E aí não sabia como controlar meu nervosismo quando eu era o centro das atenções. E isso se passou por toda a minha fase escolar. Foi difícil.

Lembro como se fosse ontem o meu último seminário no ensino médio. Expliquei bem, mas gaguejei mais do que o de costume e apesar de eu ter tirado uma nota boa, dentro de mim havia aquele sentimento de que eu não tinha dado o meu melhor. Mais uma vez não havia conseguido controlar a droga do meu nervosismo. Mas aí, o ensino médio acabou e eu passei no vestibular.

A primeira vez que eu tive que ficar cara a cara com um monte de pessoas desconhecidas dentro da faculdade, foi a pior sensação da minha vida, a gagueira tomou conta e não consegui falar nem um terço do que havia planejado. Cheguei em casa e perguntei para mim mesmo o que eu poderia fazer para melhorar aquele problema que me perseguia por tanto tempo. 

Pesquisei e vi que isso era caso de fonoaudiólogo, mas o meu caso não era tão grave assim, pois quando eu não estava sobre pressão, nem nervosa eu conversava super bem. Então, fui no Google e comecei a procurar tudo relacionado a melhorar a dicção, foram aulas e mais aulas, práticas e mais práticas. E no final de dois meses eu consegui melhorar a minha voz e controlar esse medo de falar em público que me dominava e como consequência me fazia muito mal.

Como isso mexeu com a minha autoestima, por tempos me senti mal e não conseguia expor minha opinião sobre nenhum assunto. Hoje faço questão de expor minha opinião, a cada seminário apresentado me sinto vitoriosa, a cada conversa com pessoas estranhas não me sinto mais coagida, um simples vídeo falando sobre as Compras que eu fiz no mês, algo sobre Literatura ou Moda me sinto liberta. E normal.

Imagina travar ao receber um elogio? Imagina achar que a pessoa estava mentindo quando falava que eu era boa no que fazia? Tudo isso por não ter a dicção perfeita. Nunca sofri bulliyng, tive amigas que toda garota gostaria de ter, pais maravilhosos, nunca fui gorda, nem magra, não tive complexo com quase nada. Então foi aí que eu decidi mudar.

Por outro lado, como eu já falei em um post por aqui, eu gostava do meu cabelo, mas o frizz que ele tinha me incomodava e ao invés de eu procurar a forma mais óbvia de acabar com aquele problema: alisar; eu fiz diferente, decidi me olhar no espelho com mais cuidado e conhecer-me melhor. Meu corpo, meu gosto, minha forma de pensar, meu sorriso, meus medos, meus desafios. E foi então que comecei a encontrar a solução para o que me incomodava. Descobri o método da fitagem e aquele frizz simplesmente sumiu. Então percebi que eu era linda e aceitei a forma a qual tinha nascido.

Perceberam que duas coisas aconteceram na minha vida: eu era gaga e não gostava do frizz do meu cabelo. Uma decidi mudar e a outra eu decidi aceitar. Esse é o poder de escolha que eu e você temos. Se algo te incomoda, a ponto de te fazer mal e você tem a opção de mudá-lo e se você quer isso, corra, vá atrás, busque o que te faz bem. Mas se não tiver controvérsia para algo que você taxa como um problema, aceite. Simplesmente cuide. Se ame. Faça o melhor para você se sentir bem.

E sabe, quando você se sentir mal com alguma coisa do seu corpo ou cabelo ou que quer que seja e você não consegue mudar faça um exercício: se olhe no espelho e diga em voz alta: "Te aceito, por você ser exatamente desse jeito".

You Might Also Like

4 comentários

  1. Que amor de postagem. E essa foto está arrasadoooraa. Que bom que você superou seus medos e agora está aí fazendo vídeos maravilhosos, nunca imaginei que você já tivesse sido gaga, você parece super a vontade em frente da câmera. E ainda bem que não alisou seus cachos, eles são perfeitos. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Polly <3 <3 <3 E eu nunca me imaginei fazendo vídeos acredita? Hahaha. Hoje eu sou super de boa em falar em público e fazer vídeos. Graças a Deus. E ainda bem mesmo, teria me arrependido na certa! Obrigada, beijos.

      Excluir
  2. Eu tinha uma implicancia com meu nome e meu corpo, aliás, com o meu sobrenome!
    Mas depois resolvi mudar isso, resolvi me aceitar, a levantar a cabeça e vi que eu posso ser o que eu quiser e a me amar <3

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente no ensino fundamental as pessoas fazem gracinha com os sobrenomes né, Lolla?! O segredo é desencanar mesmo. E você fez certinho. Se amar é o segredo <3 Beijos.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia