A moda é comprar menos

19:18

Sabe porque eu apoio, mostro, dou dicas, induzo todos à minha volta à comprar em brechó? Porque vivemos em uma cultura que transformou tudo em excesso, que mostra comerciais de TV de pessoas felizes porque simplesmente compraram a roupa, o carro, o celular do ano, porque comprar um copo do starburcks todos os dias para tomar o seu café preferido e publicar no instagram virou simplesmente modinha, porque a cada dia gastar dinheiro com aquilo que tal blogueira indicou vai te fazer se enquadrar em um sistema que não deveria existir, porque essa foi a forma que eu encontrei de comprar coisas que eu gosto e não destruir o mundo que eu chamo de casa.

A cada dia que se passa as pessoas são encorajadas a comprar mais do que o necessário, porquê mostrar as compras nos finais dos meses no canal ou no blog virou uma rotina e não importa se existe alguém compulsiva atrás da tela do computador olhando aquilo e se inspirando, o que importa é mostrar simplesmente porquê videos de comprinhas dá muitas visualizações. Não importa que esteja induzindo um público a comprar em lojas grandes e caras, mesmo sabendo que para poder comprar aquilo pessoas foram escravizadas, o que importa é o seu individual é você está na moda e somente isso.

O consumismo é um ciclo vicioso que tanto a indústria quanto o consumidor tem sua parcela de responsabilidade. Uma das coisas que me conforta é saber que eu tenho alternativas justas para não ir junto com a massa consumista, como por exemplo, não passar um dia inteiro no shopping comprando coisas que eu não poderei pagar no final do mês, enquanto posso estar muito bem escolhendo peças estilosas da mesma forma dentro de um brechó.

Mas as propagandas estão aí para nos mostrar que devemos comprar aquilo, sem olhar o preço, porque "todo mundo tem e precisamos ter também". Que precisamos ter 30 bases para o rosto, 30 compactos diferentes, 50 rímels, 50 batons com diversas cores e 50 tipos de pinceis para cada área do rosto. Agora eu pergunto: para quê precisamos de tudo isso? Isso é realmente necessário? Será que não está passando da hora de acordarmos?

Não vou negar que gosto de comprar e de gravar vídeos das minhas compras, que gosto de estar na moda, que amo rímel e que se pudesse teria um estoque dos meus preferidos, que morro de vontade de comprar um batom da Mac. Mas sabe o que tem de diferente em mim? A vontade incontrolável de viver em um mundo melhor, a certeza que eu sei que só irei usar outro rímel quando aquele que estou usando no momento acabar, que tenho apenas uma boca e ter na minha necessaire no máximo três batons com cores diferentes e com qualidade boa é o suficiente, que apesar de ter vontade de usar um batom da Mac não irei dar quase R$100,00 reais em um, enquanto os da Vult custam R$25,00 e não testam em animais. 

Sempre tive a plena consciência que toda mudança precisa começar de algum lugar e eu sempre soube que ela poderia fazer efeito a partir de mim, que eu poderia fazer o diferente no mundo e se já que eu não posso atingir 1 milhão de pessoas, eu posso atingir as 1.000 que gostam do meu trabalho, se eu não posso evitar que destruam a natureza eu posso fazer a minha parte jogando o lixo no lixo e reclamando com aquele que está perto de mim se ele não jogar também, se eu não posso salvar as milhares de pessoas que estão à mercê do trabalho escravo das grandes marcas de lojas, eu posso simplesmente não comprar nelas. Existe alternativas. E cabe a nós escolhermos elas. 

Uma vez vi um vídeo que falava sobre essa onda de consumismo e dentro do vídeo existia várias perguntas que precisávamos responder todas as vezes que o impulso consumista nos pegava. E essas perguntas são:

Eu preciso disso? 
Quando você precisa de algo, não é simplesmente querer aquilo e sim se você não tem outros parecidos em casa. Será que você realmente precisa de mais uma peça de roupa? Mais um batom? Você realmente precisa trocar de celular? Ou você apenas quer aquilo?

Eu posso pagar por isso?
Pagar por aquilo que você compra à vista é sempre a melhor opção, parcelar em várias vezes no cartão só irá te fazer a tardar a concretizar seus planos, como por exemplo, de uma viagem dos sonhos. Você pode pagar por aquilo que todas as suas amigas tem e só você não? Se você não puder, simplesmente não compre.

Está querendo se sentir na moda com esse objeto?
Muitas vezes compramos por indicação de uma blogueira e não nos damos conta que ela acaba no induzindo todo final do mês a comprar algo diferente. E não é que seja proibido fazer vídeos de compras ou assistir. Só basta quem faz o vídeo ter a consciência do que indica e de quem assiste ter a consciência de que não precisa daquilo para estar na moda ou enquadrada em um sistema.

Sei de onde veio isso e para onde vai?
Temos muitos exemplos de lojas grandes que dizem fazer um trabalho com o selo verde e que se formos pesquisarmos a fundo existe uma porrada de ilegalidades e negligências. Como a Zara, por exemplo, a um tempo atrás que dizia vender blusas feitas com algodão orgânico, mas produzidas em Bangladesh, onde é comum encontrar trabalhadores em condições de trabalho semelhantes à escravidão. Vale a pena pesquisar um pouco mais sobre aquilo que você compra. E a parte mais importante, depois que você as utilizar e não gostar mais, você poderia doar, revender, trocar em brechós do que simplesmente jogar no lixo. Isso faz uma total diferença.

Estou sendo iludida pelas propagandas?
As propagandas mostram pessoas felizes comprando coisas da qual você não precisa. Se você viu algo em uma propaganda e gostou e quer comprar, tenha certeza que não está sendo induzida a comprar aquilo, compre porque você sabe que precisa, porque você pode pagar por aquilo, não porque foi induzida por uma dúzia de "marketeiros" que mexem sem dó com a sua auto estima, porque eles só querem vender o produto.

Esta compra irá prejudicar o planeta?
Esteja ciente de que nada do que você comprar irá prejudicar o planeta que é o nosso lar. Eu só vim perceber o quanto cada centímetros do que está a nossa volta é incrível quando entrei em contato com a natureza, quando tomei banho pela primeira vez em um rio pequeno em meio a tanto verde e quando conheci uma fonte de água mineral. E saber que um simples ato de consumismo meu e seu pode fazer com que tudo isso acabe me espanta de uma maneira inenarrável. Então compre conscientemente. 

Comprar em brechó é uma forma de comprar consciente e eu me orgulho disso!
Sempre mostro por aqui as roupas que eu compro em brechós por uma quantia absurda de barata e peças de qualidade para mostrar que essa é uma alternativa saudável de consumir consciente, está mais do que na hora de deixar o preconceito de lado e partir para a prática do desapego, da troca, da compra consciente, do faça você mesmo e das inúmeras alternativas de fugir dessa onda do consumismo.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia