Meu curso – Letras

17:44

Quais áreas se podem seguir para quem cursa Letras?

Eu sempre gostei muito de ler literatura pura brasileira (de vez em quando um estrangeiro), de escrever meus dramas e frustrações, de resenhar filmes clássicos (e não clássicos) para minhas amigas, fazer aquele paper quando quero convencer meu pai de alguma coisa. Mas nunca pensei em cursar letras, pelo simples fato de eu achar que não levo jeito para lecionar.

Jamais me imaginei dentro de uma sala de aula, na classe B do 1º ano, com óculos de grau (se bem que agora eu já uso) dando aulas de gramática com os alunos do fundão fazendo bagunça e eu chamando atenção, e a galera da frente concentrada fazendo perguntas sobre o que eu digo. Não combina comigo. Não se encaixa.

Queria medicina. Vestir um jaleco branco com as beiradas bordadas pela minha vó (de crochê na cor rosa). Nossa, seria um sonho. Mas aí eu já comecei não achar tanta graça em se matar de trabalhar e não ter vida própria. E isso aconteceu justamente ano passado semanas antes da maratona de vestibulares.

Na hora de me inscrever para os cursos, por causa da dúvida, diversifiquei bem. Contabilidade, Engenharia, Letras, Medicina. Áreas completamente distintas uma das outras e cheguei a um ponto de dizer: - Ah, no que eu passar eu entro. Pensei em pesquisar mais sobre as áreas que eu tinha escolhido, mas estava cansada demais para ler mais um monte de coisas. E foi aí que semanas depois saiu o resultado que eu tinha passado em letras.

Sai igual uma louca procurando o próximo vestibular para fazer. Já que eu não queria cursar licenciatura. E como o bendito do vestibular só iria chegar agora no final do ano, decidi cursar pra não ficar mais um ano parada. E sabe, foi uma das melhores escolhas que eu fiz.

No primeiro mês já tinha me imaginado dando aula para outros universitários, ou em algum cursinho... Haha (exagerei eu sei, ainda continuo sem querer dar aulas, mas se fosse pra dar aula que seja de redação). Mas, em um belo dia navegando pelas minhas redes sociais, exatamente no facebook. Me deparo com uma matéria e descubro que posso seguir outras áreas além da gramática, literatura ou redação.

Mas há  dois tipos de curso que envolve Letras: licenciatura em letras e bacharelado em letras. A licenciatura é menos amplo e o foco principal é lecionar. Já o bacharel tem passe livre pra escolher outras áreas que por sinal são bem mais legais.

Redator de revistas

É meio óbvio eu sei, mas juro que eu era leiga nesse assunto. Até porque como nunca pensei em cursar letras jamais aprofundei minhas pesquisas nesse assunto. Mas já imaginou que barato ser redatora de revistas famosas? Capricho, Atrevida, Glamour, Vogue. Licenciatura em Letras e Bacharel em Letras.

Redator de editoras

Imagina ver toda a transformação de um livro, desde a escolha do papel, a caligrafia, a história, o autor. Ler o livro antes de todo mundo e ainda poder criticar. Sem contar que esse é um mercado que está crescendo e tende a crescer cada vez mais. Bacharel em Letras.

Jornalista 

Sabe-se que hoje não precisa de diploma para ser jornalista, mas sabe-se também que entre uma pessoa sem diploma e outra com diploma quem irá ser escolhido será a 2ª pessoa. Muita gente ainda se espanta quando digo que quem cursa Letras pode trabalhar como jornalista, mas é claro que quem seguir essa área vai precisar conhecer as exigências e os macetes da profissão. Bacharel em Letras e Licenciatura em Letras.

Tradutor 

É bom deixar claro que o tradutor ainda não é regulamentado pelo Ministério do Trabalho, portanto qualquer pessoa que se considere capaz pode exercer essa profissão. Mas quem cursa letras e fala outra língua pode de boa viver disso. Qualquer pessoa.

Blogueira (o) 

Já está mais do que comprovado que blog dá dinheiro se for bem feito. E se dá dinheiro com trabalho é uma profissão. Se engana quem acha que só publicidade e propaganda é que se envolve nessa área. Quem aborda temas variados, sem dúvida é melhor recorrer a PP. Mas quem gosta de escrever textos, contos e escreve bastante no blog sem dúvida é mais vantajoso fazer Letras, pois o curso exige muita leitura, interpretação e escrita. Sem contar que como o curso exige muito do aluno falar em público é ótimo para quem grava vídeos. Bacharel em Letras e Licenciatura em Letras.

Escritor

Na verdade hoje em dia qualquer pessoa pode lançar um livro e ser feliz. Mesmo que não seja o livro. Mas essa é a nossa realidade. Mas que é lindo quem lança um livro e consegue ser reconhecido isso é. Claro que para poder se tornar uma profissão que dê para se sustentar tem que ter muito talento e um bom público. Fora isso fica só por conta da emoção mesmo. Bacharel em Letras e Licenciatura em Letras.

Tímidos de plantão não é só o teatro que faz a gente perder a timidez. Adivinha? O curso de letras também. Ao decorrer do curso querendo ou não acabamos nos desenvolvendo mais por conta de que cada disciplina tem em média 1 a 3 seminários (as disciplinas são entre 10 a 15 dias). Isso mesmo se você está reclamando do ensino médio não reclame mais (vai por mim, vai ficar pior). E como a prática leva a perfeição em 1 ano eu espero está sem vergonha (trocadilho sem graça haha).

Ps 1:Toda semana vai ao ar um post relacionado ao meu curso, se vocês tiverem alguma pergunta é só mandar pelo meu e-mail: raquelcunhs@gmail.com que eu vou atrás pesquisar, perguntar e venho aqui através de um post responder vocês.

Ps 2: Ainda tem outras inúmeras áreas escolhi só as que eu estou pensando em seguir e que com certeza são as mais legais. Já perceberam que eu vou ter que pensar muito para escolher qual será minha área, né?

Ps 3: Vídeo muito bom de um cara que já é formado em Letras e é redator em uma editora. Ele explica tudo bem direitinho. Vale a pena conferir.

Qual o curso que vocês cursam ou pretende cursar? A área é ampla?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Muito bom seu post relacionado ao curso de Letras e diversas áreas que podem se atuar.
    Informativo e bem explicativo!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elyane... Pesquisei muito depois que eu me interessei pelo o curso. E achei uma boa postar aqui, pois eu achei bem interessante a área de letras ser tão ampla assim.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu pesquisei MUITO antes de escolher, porque também tinha a ideia de que só poderia lecionar e, gente, não tenho vocação pra isso kkkk Mas depois que descobri que o campo é bem mais amplo não tive dúvidas e não me arrependo. Já tô na metade da faculdade e cada dia mais eu amo aquilo lá. Agora já estou pensando numa pós ou mestrado rs
    Beijos e boa sorte!
    Tô seguindo ;*
    http://perdiminhaaureola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que não é só lecionar. Porque eu entrei no curso com venda nos olhos, não sabia nem pra onde correr. Mas é de suma importância pesquisar muito. Metade? Nossa comecei agora haha. Não vejo a hora de apresentar meu TCC.
      Obrigada e boa sorte pra você também.

      Excluir
  3. Esse post só aumentou ainda mais minha vontade de estudar. Chega logo agosto hahahahaha!

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha... Não queria que chegasse o fim das minhas férias... Boa sorte no curso.
      Beijoa

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia