Eu aprendi sendo blogueira

13:02

O porque que eu comecei a blogar.
Eu tinha uma gaveta que era o meu porto seguro. Lá eu guardava meus diários, várias folhas soltas de um caderno de capa rosa, uma música inacabada, cifras de violão que eu nunca aprendi e meus textos... Meus dramas. Tinha tanta coisa que eu não queria que fosse embora. Muitos daqueles textos foram escritos cheios de emoções, em momentos não muito bons da minha vida, outros momentos inventados e outros realmente vividos.
Mas em um dia depois de eu e minhas amigas (que formávamos um grupo no ensino médio) passarmos um dia inteiro procurando poesias brasileiras para fazer um trabalho de classe... Uma das minhas amigas deu a ideia de colocar um dos meus textos para fecharmos o trabalho. Fiquei morrendo de vergonha com a ideia. Mas acabaram me convencendo. E um dos meus textos foi dividir o mesmo slide com grandes nomes da literatura brasileira. Com tantos elogios por parte dos meus colegas de classe e da minha professora acabei não querendo parar de escrever mais.
Lembro que quando cheguei da aula fui direto separar os meus textos e parar de alimentar os cupins com eles. Fui ao computador e criei uma página que se chamava Menina Mulher Poeta. E passei alguns dos meus textos pra lá. Divulguei para as amigas e acho que elas foram divulgando. Em pouco dias estava feliz da vida com 100 curtidas. Haha. Mas aí percebi que o senhor facebook sempre ia embora com as minhas postagens. Perdi várias. E foi aí que fui procurar algo que até naquele momento nem sonhava que seria o blog, só sabia que queria algo que sempre quando eu quisesse reler ele iria está ali me esperando. Aí encontrei a página da Marcella Fernanda que tem um blog que se chama Eu sou meiga, porra!... E foi um dos primeiros contatos que eu tive com blog... Eu passava horas e horas lendo os textos dela.
Me informei melhor o que seria um blog e criei o meu. Apesar do nome da minha página ser Menina Mulher Poeta e ser bem a proposta do blog, eu não gostava. Achava muito grande. Então a criativa aqui colocou o próprio nome. E hoje eu até agradeço, já que dá para postar sempre o que eu quero. Da minha melhor forma. Do meu jeito. No começo do blog eu só postava textos. Até que uma leitora veio me mostrar outros blogs famosos como o da Bruna Vieira, da Taciele Alcoleia. E ela pediu para eu fazer looks. Fui percebendo que o blog poderia ser muito mais do que uma estante cheia de textos. E aí comecei a compartilhar momentos da minha vida que eu não queria esquecer. Virou meu acervo pessoal.

Nesse tempo de blogueira eu aprendi que guardar os nossos aprendizados para si próprio é uma das piores coisas. Nada melhor do que compartilhar com pessoas iguais a mim meus dramas, minhas histórias inventadas, minhas histórias vividas, meus medos. Minha nova rotina de morar sozinha. O decorrer de um sonho de passar em uma faculdade pública. Hoje já realizado com sucesso. Contar o que estou achando do curso e ajudar futuros universitários que estão perdidos e cheios de pressão como eu estava um ano atrás.

Sem dúvida uma das melhores coisas que fiz no meu ano de ócio pós ensino médio foi o blog. O blog me ajudou a organizar-me melhor nos estudos. A ter compromissos e não desistir fácil das coisas. A me vestir melhor, escrever melhor, fotografar melhor, narrar melhor, criticar melhor, ler melhor e tem sido um aprendizado imenso quando as leitoras veem até mim e dizem que se identificam comigo.

E vocês blogueiros? O que o blog ajudou na vida de vocês:?

You Might Also Like

4 comentários

  1. Acho que a maioria dos blogueiros começou assim. Estou na blogosfera desde 2005, isso influenciada por um amigo que já navegava por essas águas há muito tempo. Comecei com um blog (extinto) chamado: Palavras Intimistas, mas, depois de um tempo - acho no início de 2008 - eu sai da blogosfera. Fiquei chateada ao ver alguns textos meus espalhados por ai sem os devidos créditos. Afastei-me, fiquei longe e decepcionada, mas continuei escrevendo. Escrever sempre foi algo mágico para mim, escrevo desde que me entendo por gente (rs). Mas, enfim, fiz muitos amigos e contatos nos tempos de blogosfera e passei a escrever artigos para os blogs dos amigos, e todo mundo ficava perguntando por que eu não voltava com o blog pessoal e postagens diárias, e tantos outros porquês que resolvi voltar. Voltei com um site completamente repaginado e com outro nome: Entre Marés. Foi a melhor coisa que eu fiz! (rs). Depois vieram as redes sociais, as fanpages e muitas pessoas migraram para lá. Esfriei um pouco, mas, voltei de novo... rs... Acho que é isso!

    Gostei demais de vir aqui e relembrar tudo isso! É sempre bom relembrar!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba desde de 2005? Quanto tempo heim? A maioria das pessoas que eu conheço já teve outro blog, menos eu. Fiz esse é só... E também nunca fiquei muito tempo afastada do meu blog, tive que passar uns 15 dias por causa do layout e já fiquei desesperada. Viciei mesmo, haha.

      Que bom que gostou, quase toda semana faço um post falando sobre o que eu aprendi com o meu tempo de blog... E é pura nostalgia. Beijos

      Excluir
  2. Ter um blog é tudo... Criamos personalidade, confiança, autoestima e liberdade e expressão... Eu também me orgulho muito de ter o blog e saber que é o "meu lugar", né? É incrível como fazer um post nos traz tanta tranquilidade... Seu blog é amor, Raquel! Eu adoro! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... E também é engraçado em como eu fico mal quando não consigo postar durante o dia. Me sinto falhando com quem me acompanha.

      Obrigada Luisy. Que bom que gosta do meu blog. Beijos

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia