Estudando: Reta final

13:55


ÁreaO que você deve focarDicas
Redação - Treine o texto dissertativo. O Enem avaliará a sua capacidade de argumentação. Poderá cair um desses três eixos temáticos: o homem frente a si mesmo (felicidade, honestidade, crenças...), o homem frente ao homem (justiça social, atuação política, violência...) e o homem em relação ao meio biofísico (meio ambiente, poluição, preservação de recursos naturais...) - O Ministério da Educação (MEC) liberou uma cartilha explicando como funciona a redação. Vale a pena dar uma olhada! Confira neste link.
Português - Estude principalmente figuras de linguagem, variantes linguísticas (texto formal ou informal, norma culta), funções da linguagem (referencial, poética, metalinguístifca...), gêneros textuais (carta, crônica...)
 - A gramática no Enem é avaliada no contexto do enunciado. Estude como um tempo verbal pode alterar o sentido de uma frase.
 - A prova de Linguagens é a única do Enem em que a resposta pode estar no próprio enunciado. Por isso, faça uma boa leitura da questão.
Inglês - A prova de inglês é essencialmente de interpretação de texto. Mas é importante assimilar as principais diferenças gramaticais entre o português e o inglês, como falsos cognatos, tempos verbais como o present perfect, a ordem dos adjetivos, os principais sufixos e prefixos, voz passiva e ativa, discurso indireto e frases condicionais. - Leia sites de jornais ingleses e americanos, principalmente matérias sobre política, ciência e economia, que geralmente são abordadas nas questões. Isso o ajudará a entender a estrutura do idioma e a conhecer novos vocabulários.
Espanhol - Assim como no inglês, no espanhol é preciso dar atenção à interpretação de texto. Podem cair questões gramaticais ligadas à diferença entre os advérbios muy e mucho, o uso do pretérito indefinido e o pretérito perfeito e estilo indireto. - O vocabulário deve ser sempre estudado em um contexto. Para aperfeiçoar a leitura, leia alguns textos acadêmicos, publicados por universidades de países como México e Espanha.
Matemática - Estude porcentagem, conversão de medidas, sólidos geométricos, cálculo de área, funções trigonométricas, funções do 1º e do 2º graus, equações do 1º e do 2º graus, razão e proporção (regra de três, o que diretamente proporcional ou inversamente proporcional). - Fique atento à leitura de gráficos e tabelas, que sempre aparecem nas questões. Preste muita atenção aos pontos de máximo e mínimo nas funções apresentadas.
História
 - Dê uma revisada em movimentos sociais ao longo da História (organização e luga do operariado, camponeses, movimentos populares anti-escravidão no Brasil, luta das mulheres por diretos civis e políticos).
 - Veja também civilizações indígenas no Brasil e na América e manifestações de cultura popular (Maio de 1968, Diretas Já...).
 - É preciso quase sempre relacionar um texto à uma imagem. Na hora da prova, vale a pena prestar atenção até às legendas e às fontes de onde os materiais foram retirados.
Geografia - Estude urbanização (cidades, problemas sociais e ambientais urbanos), a questão da indústria mundial, questões ambientais (desmatamento, desgaste de solos), energia (construção de usinas hidrelétricas e suas consequências para o meio ambiente e sociedade), água (de abastecimento à geração de energia). - Fique atento: na geografia é comum a abordagem de temas ligados à outras áreas, como física e biologia. Por exemplo: questões sobre energia podem abordar tanto aspectos científicos como geográficos.
Biologia - É importante estudar assuntos ligados à ecologia (ciclos biogeoquímicos - carbono, água e nitrogênio), poluição ambiental, teias alimentares (energia e matéria) e bioquímica relacionada à botânica (fotossíntese). - Os assuntos que mais caem giram em torno de ecologia, fisiologia (humanos e doenças) e citologia (incluindo manipulações de DNA).
Química - Dê uma boa revisada em cálculo estequiométrico, equilíbrios químicos, soluções, termoquímica. - Na parte de orgânica é importante que o estudante conheça as funções e tenha noções de isomeria (plana e espacial)
Física - Estude principalmente relações energéticas, transformações de energia, circuitos elétricos, energia mecânica. Também é comum aparecer no exame questões sobre Leis de Newton, empuxo e propagação de ondas. - A física cobrada no Enem é quase sempre ligada ao cotidiano do estudante. Podem cair questões sobre consumo energético de equipamentos eletrônicos de casa (como chuveiro) associadas às leis de Ohm e à potência elétrica.


Faltam exatamente 23 dias para o processo seletivo do ENEM. E claro que eu já estou uma pilha de nervos, mas não estou levando tão a sério esse ano. No começo estava me cobrando demais, mas pensei melhor e vi que estava fazendo mal pra mim, pois eu não estava conseguindo absorver o que eu lia. Ficava pensando que se eu não passasse no vestibular iria ser ruim pra mim. Pois já estou com 18 anos e quero logo entrar em uma faculdade. Então pensei melhor e estou mais calma (prometo que esse ano eu não choro haha). Não sei se irei passar no vestibular... Ainda estou com aquela impressão de que não estudei nada. Mas os meus professores do cursinho já me iludiram dizendo que o Enem é uma prova fácil e que quem costuma ler com frequência se dar bem. Vamos vê, né?

E eu como sou a louca do Guia do Estudante encontrei por lá um post dizendo sobre o que se focar agora na reta final para a chegada do maior processo seletivo. Na minha opinião o que mais devemos focar agora é na parte de redação. Não dá pra fazer milagre em 20 dias, então para quem não estudou nada o jeito é apostar na redação. Praticar e ler muito. Estava fazendo uma redação por semana. A partir de hoje irei fazer duas por dia. Estou torcendo para que o tema da redação seja bem fácil pra mim. Algo que eu seja bem familiarizada. O site Guia do Estudante está apostando que  a redação será sobre: "...o homem frente a si mesmo (felicidade, honestidade, crenças...), o homem frente ao homem (justiça social, atuação política, violência...) e o homem em relação ao meio biofísico (meio ambiente, poluição, preservação de recursos naturais...)". Bom, sinceramente eu não sei, mas estou pensando que talvez seja sobre as manifestações passadas, não as atuais que aconteceu a pouco tempo. Sobre as Diretas já. Não sei, mas é minha pura opinião.

Todo profissional aconselha que o melhor a se fazer é ler... Sobre tudo... Principalmente revistas, jornais, notícias. Ou até mesmo um livro. Assim nossa capacidade de interpretação irá aumentar e no Enem o que mais se pede é a interpretação. Principalmente na hora em que surgem aqueles textos enormes que eles colocam só para atrapalhar, nós coitados vestibulando. Hahaha. Estou fazendo um curso no site do IPED e tenho que ler horrores, mas estava tão focada que em 5 dias de cursos já estava acabando. Mas aí descobri que só vão me entregar o certificado se eu passar pelo menos 10 dias fazendo o curso. Pois é... Tenho mania de começar uma coisa e querer terminar logo. E querendo ou não esse curso está me ajudando pois é tanta leitura... Também comecei a ler um livro que estava querendo começar há alguns dias. Além de está escrevendo alguns contos, textos para o blog. E por fora algumas redações. Estou bem relaxada em relação ao ano passado. Afinal, ficar nervosa não vai ajudar em nada. Vai é atrapalhar. Então o jeito é ficar quietinha e continuar fazendo minhas caminhadas matinais e lendo horrores.

Para vê o link completo é só passar pelo site. (Aqui)

Meninas, estão nervosas? Quais as dicas que vocês estão seguindo? E por qual tema na redação vocês estão torcendo para cair no Enem?

You Might Also Like

8 comentários

  1. Adorei, vou seguir esse cronograma pra fazer a minha revisão!

    Seguindo - http://heytutty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tuanny. Faz sim esse conograma é ótimo!
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei esse post falando sobre o enem!
    O importante é relaxar e não estudar na véspera da prova.

    Beijos

    Blog: http://soltandoosneuronios.blogspot.com
    Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Blog-Soltando-os-Neur%C3%B4nios/337013149670370?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Amei o post!!!!!!!
    MARAVILHOSO
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Vou trabalhar no ENEM, já passei por esta fase, então te aconselho a focar nos estudar e correr atrás do que sonha!!!!

    Já estou te seguindo em todas mídias sociais.
    Beijos Michellen
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    http://comente-se.blogspot.com.br/
    Espero você no meu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Michellen...
      Estou tentando, tomara que eu consiga
      Beijão

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia