Estudando: Vestibulares Locais

17:11

Todo mundo deve está ansioso para saber logo a nota do Enem... Mesmo quem acertou poucas questões, pois afinal o Enem não soma as questões! Cada questão depende da outra para ter uma determinada pontuação. Acho que não é só eu que parei o cursinho depois da prova principal, né? Larguei gente. Apesar de que no próximo final de semana tem o vestibular local do Estado do Pará. E. Sério. Não estudei nada. Fiz só um simulado hoje. E escrevi uma redação. Então claro! Fucei na internet dicas rápidas para se aproveitar bem o tempo e conseguir render na hora da prova.

DICAS
PROVA
1. Faça um balanço do que já sabe e de quais são os seus pontos fracos.

2. Reforce tudo que já sabe, por meio de uma revisão, para se assegurar de que questões sobre aqueles temas serão acertadas.

3. Escolha temas que já conhece, porém de forma imperfeita e que um estudo maior poderá aperfeiçoar. 

4. Não perca muito tempo com temas que você desconhece totalmente; isso porque, nesta reta final, provavelmente não terá o tempo necessário para aprender bem estes assuntos novos. Leia sobre o que você se sentir bem.


DICAS PARA A REDAÇÃO

5. Leia jornais e revistas porque os temas sociais e atuais têm predominado nos principais vestibulares do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a aumentar o vocabulário. Faça da leitura um hábito. (Isso não é segredo, né meninas?)

6. Leia os editoriais dos jornais, que são bons modelos de dissertação (estrutura de texto mais pedida nos exames) e ajudam a perceber técnicas de argumentação. Reescreva os editoriais mudando o vocabulário.

7. Faça várias redações. Nem que precise fazer duas por dia ou até mais. Reescreva os seus textos corrigindo os erros indicados pelo professor. E pra quem já parou de fazer cursinho e não tem professor pra corrigir. Vale pedir para o pai. Ou para alguém que já tenha o nível superior e já passou por isso. Eu sempre peço para o meu pai :)

8. Converse sobre assuntos polêmicos para aumentar o seu repertório de argumentos. 

9. Leia a redação dos colegas e peça que eles leiam as suas. 

10. Vá ao cinema (aproveite e assiste "Jogos Vorazes - Em Chamas" hahahaha), ao teatro e a exposições. Elas são fontes de informação e ajudam a ter uma visão mais ampla da realidade. 

11. Fique atento a outros tipos de texto, como histórias em quadrinhos e letras de música, que podem aparecer na coletânea de textos apresentados. Recomendo ler a coletânea da Mafalda, eu já li toda e é super divertido e bem light. Além de ter uma probabilidade muito grande de cair essas tirinhas. Em qualquer biblioteca pública tem. Eu li a coletânea completa ano passado, minha professora de português que me emprestou da biblioteca da escola. Quem sabe eu peço de novo emprestado pra ela e faço uma resenha por aqui. só digo uma coisa: Vale a pena!

12. Não tenha medo de expor sua opinião no texto. O que importa é como você a expressa e como faz a argumentação. 

13. Evite a repetição. A clareza e a objetividade são itens muito importantes·

Tá... Mas vocês já pararam pra pensar que TALVEZ você não passe em nenhuma faculdade esse ano? Pois deviam ter pensado. Pois tudo pode acontecer. Você pode ter fugido parcialmente ou integralmente do tema proposto na redação do Enem. Pode ter acertado questões mais difíceis e menos fáceis. Mas gente, calma! Antes que vocês fechem aqui e não voltem mais. Quero dizer que a gente precisa pensar de vez em quando no pior, pois se caso a gente não passar devemos procurar logo que rumo tomar da vida. Se você vai fazer mais um ano de cursinho. Se vai mudar de cursinho. Se vai estudar sozinho. Ou em grupo. Se vai procurar um estágio. Enfim... E se a escolha for encarar mais um ano estudando o jeito é se focar e se doar naquilo que você quer. Mas, você já pensou que pode ser a forma que você estuda que deve está errada? Talvez você tenha um maior rendimento estudando sozinho, ou talvez em grupo, ou talvez no cursinho. Esses dias estava me perguntando sobre isso e procurei no google algum teste sobre isso. E achei esse da UOL:


Eu fiz o teste e deu que eu tinha perfil para estudar por conta própria. Sinceramente eu não sei se encararia. Sou muito insegura. Apesar de conhecer pessoas que ficaram entre os primeiro colocados em alguns cursos estudando sozinhos. Mas é claro que não podemos depender inteiramente desse teste. Você deve conversar consigo mesmo e decidir qual a opção é melhor pra você. E se nos primeiros meses você vê que não está rendendo o esperado, mude para outra tática. Mas o melhor é começar isso rápido. E não esqueçam de montar uma planilha de estudos.

Já me perguntaram pelo o ask se eu vou continuar com essa tag aqui se eu passar. E a resposta é sim. Mesmo se eu passar ou se eu não passar, né?! Como eu disse tudo pode acontecer. Mas pensando positivo sempre. VOU PASSAR! hahaha. A gente tem que estudar sempre independente do curso que escolher. Claro que se eu passar no curso que eu escolhi vou focar um pouco mais na minha área. Mas sempre  vou generalizar os temas para que todos que entram aqui possam sair ganhando.

Não esqueçam de passar pelos grandes sites de estudos como o: Guia do Estudante - Descomplica... Pois sempre tem aquelas dicas super úteis por lá!

Ainda vão fazer algum vestibular? Ou a maratona foi até dia 27 de outubro?

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia