Faculdade - O que eu mais gosto no meu curso?

14:55




Produção de textos - Essa é a minha disciplina atual e por uma parte estou gostando muito dela. Gosto de me forçar a produzir conteúdo, seja através de textos ou escrevendo o meu livro. Então todos os dias tenho que produzir alguma coisa. Essa tem sido a disciplina que eu mais me identifiquei desde quando entrei no curso. Mas como é uma matéria que requer muita produção de conteúdo todos os dias, tenho muitos trabalhos da faculdade para resolver. E isso se torna cansativo, tem dias que eu fico realmente estressada, querendo apenas dormir e esquecer das responsabilidades. Acho que todas as 36 pessoas da minha turma está estressada com essa matéria. Mas por outro lado para mim está sendo muito proveitoso conhecer uma demanda de operadores argumentativos e muitas palavras novas, já que eu pretendo trabalhar com a escrita.


Minha Rotina - Se tem uma coisa que eu pesquisei muito no meu curso antes de me inscrever no vestibular, foi os assuntos que seria abordado ao decorrer dos quatro anos e também a minha rotina de estudos. Queria fazer faculdade pela manhã, para eu poder ter a tarde livre e aproveitar mais o dia e poder ter tempo para o blog e para outras coisas. Então em uma das minhas poucas pesquisas pelo o curso de letras eu vi que a rotina seria com muita leitura e escrita. Me identifiquei com essa parte, pois já fazia isso todos os dias por aqui e então me inscrevi. Hoje vejo que tem sim muita leitura e escrita, mas juro que eu pensei que iria passar o dia lendo romances, haha. Engano meu. As leituras são mais clássicas e intelectuais, são mais leituras para conhecer a vida de algum escritor famoso, ou alguém que influenciou o curso, história da linguística, da nossa língua e aqueles textos enormes para fazer interpretação e escrever outro texto com base nele. Muito mais complexo, mas esses outros tipos de leituras faz com que a gente conheça mais do português e saiba utilizá-lo em outros contextos.


Estimulo da escrita - Já a escrita realmente cumpriu minhas expetativas. Queria estimular o meu lado de escritora e é justamente isso que o curso faz. Traz conhecimento de vocábulos novos e outras formas de escrever. Isso me impressionou muito. Em apenas um semestre comecei a perceber como a língua portuguesa é mais ampla do que eu imaginava. Muitas regras e palavras iguais com sentidos diferentes. Não é à toa que os gringos reclamam do nosso português.


Literatura - Não tem como fazer letras e não se apaixonar pela nossa literatura. Antes de escolher esse curso eu já tinha uma quedinha pelos clássicos da literatura brasileira. Porque na biblioteca da minha escola (saudades) era recheada de clássicos e eu vivia toda semana com um diferente na minha bolsa. Lembro que eu li o Primo Basílio duas vezes, Gabriela então nem se fale. Mas o meu preferido sempre foi inocência. Gosto de reler algumas páginas dele até hoje. Desde esse tempo eu percebi o quanto é importante ler e conhecer os nossos escritores. E quando comecei a estudar percebi como eles fizeram a diferença na nossa literatura. E os conhece-los me fez amar ainda mais a brasilidade nos livros.


E vocês? O que mais gostam na faculdade?

You Might Also Like

16 comentários

  1. A cada texto seu eu me encanto mais... Sinto em uma viagem aonde posso transporta-me ate o cenário da escrita... parabéns Deus continue dando sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Gostei flor, escreveu muito bem, é ruim qnd não gostamos daquilo que escolhemos pra estudar, mas dá pra ver que vc se encontrou,q ue otimo! Te convido a conhecer o meu blog. Se gostar me dá uma forcinha seguindo, ctz retribuirei o carinho!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Verdade tenho medo disso acontecer. Tenho certeza que quero continuar com letras, mas não na mesma faculdade. Vamos ver o que acontece.

      Excluir
  3. Realmente a escrita é um desafio enorme! Interessante teu post. Meus votos são que você goste cada vez mais da facul e que continue se realizando. Um abraço pra ti.

    Sucesso!

    Vanessa Vieira
    Pensamentos valem mais que ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desafio muito grande mesmo. Achei que fosse interessante para quem pretende cursar letras conhecer um pouco mais. Muito obrigada. Beijos

      Sucesso pra você também.

      Excluir
  4. Sério, ainda bem que está gostando do seu curso, apesar de estar um pouco estressada haha
    O melhor deste curso é que ele te ajuda não apenas em formar-se no que você quer, mas também te impulsiona a realizar seus outros desejos como crescer com o blog, escrever um livro, etc...
    Não sou muito fã de literatura não kkkkk parabéns pra você que gosta

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem mesmo porque se não fosse isso já tinha desistido, haha. Muito puxado.
      Isso, isso Bru. Percebi que consigo escrever mais certo do que antes e meu livro já saiu do primeiro capítulo, haha.

      Tenho certeza que se você dê uma chance você se apaixona, tem livros bem escrito (muito mais do que aqueles internacionais) e com histórias lindas. Obrigadão. Beijos.

      Excluir
  5. Escrever demais deve cansar as vezes, e realmente precisamos de um tempo para deitar e dormir descompromissada. Hahahaha, eu imagino quantas palavras você aprende por semana... Deve ser um máximo! Sucesso na facul!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente cansa. Tem dias que fico esgotada se eu me encosto em algum lugar eu durmo, haha. Meu sonho é fazer isso Luizy: Deitar descompromissada e dormir 8 horas seguidas.

      Sim, eu aprendo muitas e é o máximo. Obrigada, sucesso pra você também.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi, estou amando o seu blog.
    Então, tenho 18 anos e curso Jornalismo. Por isso, tive que ir morar sozinha e um pouco longe de casa, por causa da faculdade. Eu sempre tive a certeza que o jornal era o melhor caminho. Sempre, até o ano passado.
    Por uma das minhas específicas no vestibular ser História, eu tinha aulas em dobro dessa disciplina. E lá, em meio vários livros de história antiga, do Brasil e geral, me encontrei.
    Mas mesmo assim, prestei vestibular para Jornalismo, passei nas primeiras colocações para federal mas não sabia se eu estava fazendo a coisa certa. Hoje, estou no segundo período. Nesse atual, não tem nenhuma matéria legal, mas agradeço a uma matéria em especial que eu tive logo no primeiro período, quando eu estava desmotivada: Introdução ao Jornalismo. Por ser uma matéria mais prática, percebi que eu posso cursar História, sem deixar de me formar em Jornal. Ambos se falam, se conectam..
    E hoje, sofro mais com a saudade da minha família e do meu namorado do que com a escolha do meu curso!
    Um super beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosa. Que bom Caryne *-*
      Uma das minhas escolhas estava o Jornalismo e o curso de Letras pode trabalhar nessa área. Foi um dos motivos que eu escolhi esse curso, apesar de hoje está em dúvidas em várias áreas que posso seguir.

      Sempre vai ter aqueles semestre chatos em que não vamos nos identificar com nenhuma matéria, lembro que na primeira disciplina em que eu não me identifiquei eu já queria desistir do curso. Mas meu pai conversou comigo e explicou que seria assim mesmo. Logo depois já vem outra disciplina que eu me identifico e voilá, haha.

      Sei bem como é essa saudade da família... Dos amigos... Isso é o que mais dói. Costumo dizer que na vida a gente dá um jeito, mas na saudade só um abraço pode curar.

      Beijos e boa sorte para nós duas. Precisamos, haha.

      Excluir
  7. Ooi! Eu ainda estou no ensino médio e sou muito complicada! Eu amo escrever textos, rabiscar poemas atrás do meu caderno mas odeio a aula de português, vai entender? Haha! Boa sorte com a Faculdade!
    Beijos,
    Júlia Flores

    http://daydreamingoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei por essa complicação também Jú! Eu odiava português, porque tinha o conceito errado da matéria. Achava que só era gramática, verbos e advérbios. Essas coisas chatas das aulas. Mas não, tem muita escrita (um dos motivos que eu me identifiquei com o curso), leitura. Enfim... Muito obrigada. Boa sorte para você também.

      Excluir
  8. Eu to escrevendo um romance... pelos menos tentando... Se eu chegar a escrever metade do que você já bom tenho certeza que sara um sucesso meu livro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte com o seu livro, não vejo a hora de terminar o meu também. Haha, obrigada pelo carinho.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia