O que me surpreendeu na faculdade?

10:30

Os professores de forma negativa: Fiquei surpresa com o método de ensino de alguns dos meus professores. Não é em questão de eles pegarem pesado passando muitas atividades que nem eles mesmo dão conta de corrigir. Mas sim pela negligência de alguns, em minha opinião deveriam no mínimo orientar de forma correta. 

O curso de Letras por si só já pede bastantes leituras obrigatórias: Livros grossos, muitas apostilas, clássicos da literatura. Então essa negligência por parte de alguns faz com que a gente fique sem orientação, sem saber o que se deve ler de fato, como se fazer tal coisa.
Os professores de forma positiva: Mesmo com toda a negligência de alguns, sempre vem um ou outro que ganha meu coração. Que explica tudo da melhor maneira possível, que orienta da melhor forma, que se preocupa. Que faz a gente ficar vidrada nas aulas e ter certeza que fiz a escolha certa para seguir por toda a minha vida.

Para estes fica o meu agradecimento e a minha dúvida na escolha de quem é que vai me orientar no meu futuro TCC.
A turma: Logo quando eu entrei para a faculdade imaginei que a minha turma seria de pessoas maturas. Afinal, tínhamos passado no vestibular. Não estou generalizando todos, mas talvez pela a faixa etária ser de 17 a 20 anos tem muita gente imatura. E que sinceramente me pergunto como foi que alguém desse tipo passou no vestibular, haha. Preconceitos à parte.

Pensei também que a turma seria mais unida, que iríamos organizar varias viagens juntos. Mas não, é cada um por si. Nos congressos cada pessoa vai sozinho ou com a sua equipe.

Como eu disse não estou generalizando há varias pessoas entre as 38 que estudam na minha turma que são pessoas que não tem aquela mentalidade do ensino médio. E que é uma maravilha de se conviver.
As leituras: Sempre gostei de ler. Livros de romances e dramas eram os meus preferidos. Talvez por isso eu tenha escolhido o curso de Letras. Mas depois da primeira disciplina e que eu tive que ler "A Teoria de Saussire" que eu percebi que eu estava dentro da faculdade de fato. E que eu devia aposentar meus hobbys ou me organizar para continuar com eles. Optei pela segunda opção.

As leituras são muito complexas obrigando a ler mais de uma vez o mesmo texto. Até porque a maioria dos textos relacionados a Letras vem do Grego antigo ou do Latim, dificultando assim quem o traduz. E claro, para quem o lê. 
Não conseguir dormir: Essa parte não tem muito a ver com a faculdade em si, mas é em decorrência dela. Eu sempre gostei muito de dormir, 8 horas seguidas de sono profundo era fichinha pra mim. Depois de entar na faculdade descobri que a insônia é minha amiga íntima. Não sei se é a preocupação dos trabalhos constantes, ou a ansiedade das apresentações de projetos e seminários que também são constantes. Só sei que não durmo nem 5 horas por dia mais, pois não consigo.

Tem dias que eu sei que não tem nada para fazer da faculdade, mas mesmo assim fico com aquela sensação de que estou esquecendo alguma coisa. Já estou paranoica.

E sem dúvida isso me surpreendeu muito, pois achava que depois da maratona de estudos para o vestibular eu iria descansar e viver feliz para sempre. Nem preciso dizer que me enganei, não é? Haha.
Me contem o que surpreendeu vocês depois que entraram na faculdade? Ou o que vocês acham que vão deixar vocês surpresas quando entrarem em uma?

You Might Also Like

16 comentários

  1. Tenho muita vontade de fazer faculdade de comunicação/jornalismo mas não sei exatamente nada do que rola por lá kkkk. Então imagino que exatamente TUDO vai me supreender haha'. Tipo, acho que a primeira vista vou olhar como se tudo fosse 'mil maravilhas' mas depois vou acordar e ver que vou ter que ralar muito pra seguir meu sonho. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai jornalismo era um dos meus sonhos, mas aí descobri que se eu fizer letras posso me especializar em jornalismo depois. Então escolhi letras mesmo... Mas é bem assim mesmo Fran a gente se surpreende com tudo de primeira, algumas coisas vai cobrir as nossas expectativas e outras coisas vai nos surpreender de forma negativa. Mas está na faculdade é realmente um sonho.

      Excluir
  2. Sempre quis muito entrar na faculdade, meu sonho sempre foi a federal, mas entrei na PUC Minas e mesmo assim amei. Estou fazendo jornalismo, já no terceiro periodo e encontrei amigos bem legais, além de um namorado do prédio do lado. A experiencia de entrar em uma faculdade e incrivel, recomendo. Mas que da trabalho, da. rs

    www.diariodaaninhacarvalho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu maior sonho também era esse Aninha além de morar sozinha. Graças a Deus já realizei esses dois. Sem dúvida essa é uma experiência incrível, recompensa o trabalhão que dá. Haha

      Excluir
  3. Acabei de me formar... E, acredito que até o término do seu curso muitas outras coisas irão te surpreender :) Beijão e boa sorte nesse percurso!!!!

    One Clumsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora de me formar também... Ser independente... Meu Deus já estou me preparando psicologicamente.Haha. Obrigada e sorte pra você também.

      Excluir
  4. To no segundo semestre de direito e realmente tudo me surpreendeu, foi tudo diferente do que eu tinha imaginado, mas faz parte ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo seria tão bom e perfeito se fosse igual aquilo que eu pensava. Fiquei muito surpresa também Estela e olha que eu estou também no segundo semestre.

      Excluir
  5. Entrei na faculdade esse ano, e o que mais me surpreendeu foi a maturidade. As pessoas da minha sala são mais velhas e quase todo mundo trabalha. Desse jeito, acabei amadurecendo junto. Perdi todo aquele pensamento de Ensino Médio haha. E pelo curso ser bem aplicado á prática, sempre aprendo coisas novas que sei que irei usar no dia-a-dia. Adorei o post, bjs:*
    fasesdealice.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Carol. Já eu sou ao contrário, muita imaturidade haha. Mas relevo. Acho que vamos amadurecer todos juntos. Espero que daqui há 4 anos eu esteja triste em ter que deixar essa turma. Espero. Haha.

      Obrigadão, beijos.

      Excluir
  6. Comecei a faculdade a pouco tempo, e me identifiquei com algumas das coisas que você expôs. Mas ainda estou naquela fase feliz hahaha. Adorei o post, um beijo! http://ceudepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Momento feliz foi só na primeira semana... Haha. Ainda estou naquele momento nostálgico de ter realizado um sonho. Mas tem tanta coisa me surpreendendo que já estou tendo minhas dúvidas, haha. Obrigada, beijos.

      Excluir
  7. Acho que a principal coisa que notei de diferença na faculdade foi como os professores são diferentes do que no ensino médio e fundamental. Voce tem que se virar!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, isso Mari. Com os professores do ensino médio, pelo menos comigo, eu era muito comunicativa. Pegava dicas de tudo e eu cobrava mesmo. Já agora na faculdade são todos muitos sérios e falam mesmo que a gente tem que se virar.

      Excluir
  8. Primeiramente quero parabenizar o seu ingresso na faculdade, gostei desse post, ele foi bem escrito. Eu não tive a experiência de entrar na faculdade, porém já fiz um técnico em Administração e agora estou fazendo um técnico em Logística, pode se dizer que eu vi algumas situações parecidas com os professores e com a turma. Parabéns novamente pela faculdade (gostei do curso que você escolheu) e também pelo post.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Arthur. Acho que depois do ensino médio os professores são bem parecidos... Mas o que mais me surpreendeu foi a turma, pois pensava que seriam mais maturos por já estarem na faculdade. Haha.

      Muito obrigada.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia