Faculdade - O que muda do ensino médio para a faculdade?

13:53

A primeira coisa que mudou foi a sensação de dever cumprido. Nunca imaginei que me sentiria tão leve quando eu entrasse na faculdade, é claro que não durou nem dois meses essa sensação, mas ela existiu. Aquela sensação de que você conseguiu e agora vai poder olhar para aquelas pessoas que duvidaram de você e dizer: E aí, quem é a melhor aqui? Haha. 

Falando sério agora... Não tem sensação melhor do que saber que você venceu aquele ano inteiro de pressões, estudos, noites mal dormidas e no final ouvir a música mais clássica e esperada do ano. Parecia mesmo é que tinham tirado um peso enorme da minha consciência.
Esquecer de como fazer amizade. No ensino médio todo mundo se conhece, convivemos com as mesmas pessoas por pelo menos três anos, no meu caso foi assim, e eu já tinha aquela turma em que juramos que a amizade iria durar para a vida toda. Só que aí, quando entrei na faculdade perdi aquele jogo de cintura, todo mundo parecia estranho demais do meu antigo grupo. Rola a timidez, aquela sensação de que não nos encaixamos naquele mundo, mas te garanto que isso dura somente nos primeiros meses.

Ainda não está igual ao meu ensino médio onde todo mundo se conhecia e fazia visitas inesperadas em casa, mas já conheço as 38 pessoas que estudam comigo por nome. Mas ainda assim prefiro uma boa dupla para resolver os projetos, trabalhos e resenhas.
O antigo grupo de amigos perde a graça. Não estou generalizando, mas depois que vemos que tem muita gente com os nossos mesmos interesses, o antigo grupo do ensino médio vai perdendo a graça. Na verdade isso acontece porque os assuntos não bate mais, são diferentes, nossas ambições são diferentes das do ensino médio e consequentemente os nossos amigos também estão em um outro lugar (talvez em um outro curso) e isso vai acabar nos distanciando. E é aí que só os verdadeiros amigos ficam. E agradeço aos meus por terem ficado.

Ficar feliz com o reconhecimento. No ensino médio eu não fazia muita questão de reconhecimento, para mim não importava. Mas aí cheguei na faculdade, tudo fica mais sério, não estou ali para brincar. E em decorrência disso estudo mais do que antes e vocês não imaginam a felicidade que é ser reconhecido por explicar um seminário bem, ou tirar 10 naquela disciplina onde todo mundo tirou entre 6 e 8. Mas afinal, depois de perder horas de sono o mínimo que eu espero é a felicidade de ter meu trabalho reconhecido, não é? 

Está com dúvida? Pergunte! Sabe quando no ensino médio a gente tem aquela vontade de perguntar algo que não entendemos e aí a gente deixa passar por timidez, preguiça ou porque não faz questão mesmo? Na faculdade não existe isso, se está com dúvidas é simples: Pergunte. Porque na hora das provas irá notar a diferença entre uma pessoa que pergunta e outra que finge que entendeu.

Aproveite a biblioteca da faculdade. No ensino médio a maioria das pessoas que eu conheço vai pouquíssimas vezes na biblioteca. Eu particularmente adorava ler os gibis da turma da mônica por lá nas horas vagas e aí levava para casa algum livro que não tinha na estante do papai. Coisa que era difícil. Mas na faculdade a variedade de livros científicos é muito grande, não há romances, ação, nem drama (uma pena), mas tem vários livros científicos e trabalhos acadêmicos que você terá muito proveito se ler pelo menos uns 3 parágrafos a cada ida na biblioteca. É isso que eu faço, tenho certeza que daqui há quatro anos eu já terei lido pelo menos uns 5 livros científicos fora do cronograma do meu curso.

Você vai precisar anotar, mas não tudo. Não ficam imaginando que os professores vão ditar tudo e encher a quadro com coisas que irá servir para você. Você mesmo terá que tirar suas próprias conclusões e decidi o que escrever daquilo que você ouviu da explicação dos professores. Mas se você se focar em só escrever vai deixar passar muitas informações importantes. Eu faço o seguinte, presto mais atenção do que escrevo é o jeito que eu me adaptei para poder assimilar o conteúdo. E aí, se eu vejo alguma informação que eu perceba que vou esquecer eu anoto no meu fichário.
Você não vai escrever nem metade do que escreve no ensino médio. É até engraçado porque no começo do ano eu comprei muitos blocos para usar no meu fichário e depois de quase dois semestres cumpridos eu usei pouquíssimas folhas. Uso mais para entregar os trabalhos que eu faço em sala para os professores, já que os que eu faço fora da sala de aula eu digito, imprimo e entrego.

Tem dias que eu só levo minha agenda para a faculdade, porque eu sei que não irá precisar escrever absolutamente nada. Somente as minhas anotações particulares (que não são muitas). É claro, que tem pessoas que anotam até as virgulas que os professores falam, mas eu acho que isso prejudica a aprendizagem.

Mas de fato, você irá escrever muito menos do que no ensino médio. Lembro que no 3º ano era uma maratona de exercícios, textos e mais textos. E os professores falavam: -"Escrevam mais rápido porque na faculdade ninguém vai te esperar!". Na verdade os professores quando mandam escrever algo eles não esperam mesmo, mas são raras as disciplinas que exigem escrever de caneta e papel. A maioria deles gostam que a gente produza direto no computador imprimam e entregue para eles.

Só para ficar claro escrever é diferente de produzir. Muito diferente. A gente produz muito, escreve pouco e digita muito.
Descanso dobrado. E claro, o mais importante o descanso. Lembro que durante o ensino médio passava noites em claro e conseguia dormir tranquilamente 2 horas de tempo e juro que conseguia nas provas me sair muito bem. Mas aí cheguei no primeiro semestre da faculdade e percebi que o meu sono era muito mais valioso do que qualquer minuto a mais no Facebook. 

Descanso não é só sono. Mas também um tempo livre para ficar com a família, sair com os amigos e se desligar dessa vida de universitária.
A faculdade tem coisas boas, não é só a parte ruim que eu e todo mundo pinta. Mas não posso negar que o ensino médio me deixa com saudades.

O que vocês acham que mudou do ensino médio para a faculdade? E o que acham que vai mudar?

You Might Also Like

8 comentários

  1. Oi Raquel, tem alguns pontos bem interessantes no seu "guia". Na parte do escrever eu vou ter que discordar de você haha Faço Comunicação Social - Jornalismo e escrevo toda santa aula haha Os trabalhos na maioria das disciplinas são entregues ao final de cada aula, precisamos desenvolver o texto e entregar no mesmo dia, então vai no punho! Mas eu adoro meu curso e creio que qualquer curso tem seus prós e contras e no fim o que importa é estarmos felizes fazendo isso, certo? Beijos! Sucesso;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bi, tentei fazer com a minha experiência na faculdade, sei que alguns cursos pegam pesado na parte da escrita mesmo. E como meu curso é letras achava que iria ter que escrever 10 páginas todo dia (exagero), haha.

      Mas mesmo assim, de vez em quando vem algum professor que faz os meus dedos ficarem tortos. Haha

      Com certeza todo curso tem o lado ruim e o bom. Amo meu curso, mas sempre tem uma disciplina ou outra que faz eu pensar em desistir.

      E sim, você está certíssima. Beijão. Sucesso pra você também.

      Excluir
  2. O alívio deve ser o melhor! Vou me formar esse ano e fico me imaginando na faculdade... Ah, sonho! hahaha um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, que pena que é por pouco tempo. Haha. Mas vale a pena sonhar com a faculdade, e com tudo na vida. Beijo.

      Excluir
  3. Aiin Raquel terminei o ensino médio ano passado e pretendo começar a faculdade ano que vem assim que terminar o técnico, mas sabe aquele friozinho na barriga de coisa nova? Então to tendo bastante acho que vai ser pior na véspera das aulas.
    Amoo conhecer pessoas novas, mas não gosto do processo disso sabe? Tipo não conhecer ninguém e ter que se virar kk espero me sair bem e conseguir entender as matérias pra tirar boas notas *--*
    Qual curso você está fazendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, sei sim como é. Conheço bem esse nervosismo, e juro que sinto falta dele, então aproveita, faça planos e coloque eles em prática. Esse processo de se preparar para a faculdade por um lado é angustiante, mas por outro é maravilhoso.

      Haha, realmente é desesperador... Mas é bom lembrar que todos estão na mesma situação que você. Então vai lá e conversa mesmo, haha. E irá se sair bem, estou torcendo por você aqui.

      Faço Letras.

      Excluir
  4. Raqueee, aaaaah depois de ler a parte do "antigos amigos perdem a graça" me cortou o coração, mas acho que é a mais pura verdade. Infelizmente cada um começa a formar realmente sua personalidade e se focar em certos pontos, podendo se esquecer dos old friends. Não quero que isso aconteça never :( haha
    Espero que não precise escrever muito mesmo kkkk Deus te ouça!

    Adorei o post, bem completo e realista... estou prestes a entrar pra facul e mega ansiosa.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, sim Bru... É a mais pura verdade, dói, mas é!

      Mas são casos e casos, no meu caso aconteceu dessa forma. Quem sabe no seu caso não aconteça de outra. Oremos, haha.

      Não no caderno, mas no notebook, você escreverá eternamente. Desculpa. Haha

      Muito obrigada, parabéns... Boa sorte nessa nova fase!

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia