Estudando - Redação

12:31



O maior medo do vestibular... Enem principalmente... É a redação, pois ela vale 1000 pontos e é ela que decide a prova. Por isso para ir bem no Enem tem que saber escrever, gostar de ler, saber pontuar direitinho e ter argumentos. Ano passado eu fui muito mal na parte de redação no Enem, pois eu me preocupei muito com a letra e com a pontuação e me esqueci da parte mais importante: Argumento. E isso  me fez tirar apenas 500 pontos. Sabe aquele branco que vêm na hora em que a gente mais precisa pensar em algo? Pois é, me deu isso bem na hora da redação, além de ter chorado horrores sozinha antes de ir fazer a prova, então já cheguei lá pensando que eu iria muito mal e acabou que eu fui muito mal mesmo. 

Depois que eu terminei a prova fui pensar mais um pouco com o caderno de questão na mão, me deparei com um tema fácil e bom de escrever sobre o assunto. Depois de alguns meses fui vê a minha nota e o da minha amiga, eu nem acreditei quando eu vi a minha pontuação e a dela! A redação dela estava com uma letra mais ou menos e quase que não tinha virgula, só com os três parágrafos principais e ela conseguiu a pontuação de 700 pontos... Enquanto a minha super organizada, com vírgulas e pontos no lugar certo, com quatro parágrafos principais e tirei apenas 500 pontos. Nem ela acreditou que tinha tirado mais do que eu, então fomos revisar juntas e vê as competências que tinha faltado na minha e na dela. E estava lá a bendita argumentação. E sinceramente, estava ótima o desenvolvimento e a conclusão dela sobre os imigrantes ilegais no Brasil no século XXI (Orgulho da minha amiga hahaha).

O que me deixou um pouco melhor na prova foi algumas questão de Matemática que só era lógica e muito fácil. Acertei várias fáceis e pouquíssimas difíceis, então isso elevou um pouquinho a minha nota. Mas a senhorita minha amiga lá de cima acertou mais difíceis e menos fáceis, e ainda assim ficou com a pontuação mais alta do que a minha por conta dos pontos a mais na redação. Infelizmente nem eu e nem ela passamos no curso em que queríamos.

Essa triste lembrança fez com que eu me interessase mais um pouco em escrever melhor, pontuar melhor e claro, ter argumentos. Pra isso eu tenho que dominar sobre o assunto da redação... Lembro eu que ano passado eu tinha assistido no Profissão Repórter sobre o tema que caiu na redação do Enem, mas também só tinha visto aquilo e fiz a redação pelo o que eu tinha visto na reportagem. Já esse ano continuo assistindo o Profissão Repórter mais atenta, o Jornal Hoje e o Jornal Nacional.

E nas minha inúmeras pesquisas na internet encontrei no meu site preferido Guia do Estudante, um blog que fica vinculado no site sobre redação... Sabe aqueles dias em que a gente faz uma redação e queremos opinião de um profissional que não seja o nosso pai? Pois é... Eles dão o tema da redação toda semana e a gente faz a redação e manda por e-mail e eles corrigem. Muito bom, né? Já estou viciada.

E sempre o assunto abordado é muito legal de se trabalhar e escrever, e quanto mais a gente escreve melhor a gente fica. E pra escrever bem não precisa saber de tudo sobre português, só precisa entender o momento certo de colocar uma vírgula, um ponto em seguida e um ponto parágrafo. E claro, lê muito! Me lembro que quando eu era menor eu iria para a biblioteca da minha escola e ficava lendo o dicionário na hora do intervalo de aulas, eu gostava de usar palavras difíceis quando ia escrever os meus poemas e além de toda semana eu pegar um livro novo na biblioteca. E isso me ajudou muito a conhecer palavras pouco usadas. E é isso que o Enem quer... Ele não quer palavras super difíceis que ninguém consegue entender, ele quer apenas palavras que são pouco usadas e na linguagem mais direta e simples possível.

Vale a pena conferir o site e ganhar uma hora do seu dia fazendo uma redação... Garanto que vai te ajudar e muito!

Já conheciam o site meninas?
Beijos

You Might Also Like

5 comentários

  1. Nunca fiz Enem, mais vestibular sim e tremi nas bases rss e ja to seguindo teu cantinho
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/
    https://www.facebook.com/jeitosimplesdeser
    Boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Enem na verdade é uma maratona e não adianta estudar o ano todo se não tiver uma resistência física e emocional... Pois não valerão de nada os tempos de estudo se dê sono ou fome bem na hora da prova.
      Já curti sua fanpage.
      Beijos

      Excluir
  2. Soraya Mendes09/07/2013, 16:54

    Ai, eu também chorei demais no dia do Enem, mas que bom que eu consegui tirar uma boa média e passar em Educação Física pelo o Sisu. Boa sorte pra você querida. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você passou. Obrigada.
      Beijos

      Excluir
    2. Que bom que conseguiu Soraya. Obrigada e beijos.

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia