Organização - Como comecei e mantenho uma agenda

14:56

Recebo muitos elogios em relação a minha organização. Acho que isso fica muito visível por aqui pelos posts e eu realmente gosto de tudo que remete a organização gosto de ver dicas, ler livros, assistir vídeos... Enfim, acho que aprender um pouco mais sobre isso nunca é demais, mas o que vocês não sabem é que nem sempre foi assim. Já fui muito desorganizada com as minhas coisas e isso me prejudicava muito e realmente consegui reverter uma parte desse problema quando comecei a estudar pra valer para o vestibular.

Lembro que nesse tempo aderi a agenda para anotar as minhas tarefas diárias, já que eu tinha que estudar muitos assuntos para as provas e ao mesmo tempo não queria parar de postar no blog e a agenda me ajudou muito. Mas as perguntas que me fazem com frequência é como adquirir o hábito de usar a agenda todos os dias, pois para começar a usar é fácil o difícil é manter o interesse de escrever nela todos os dias.

Bom, ao longo desses dois anos com o blog aprendi a me organizar melhor... Tanto é que consegui passar no vestibular sem abandonar o blog e hoje faço faculdade e mantenho o blog sempre atualizado... E a minha grande aliada sem dúvida é minha agenda e as técnicas que eu aprendi para manter o interesse de continuar escrevendo nela são:
Tenho uma agenda com minha personalidade: Eu procuro usar uma agenda que é agradável e que tenha a ver comigo, pois assim eu vejo que é mais fácil olhar e escrever nela todos os dias. Por isso tratei de baixar um blogger planner e simplesmente o enfeitei. Para quem não viu, eu coloquei na capa da agenda o cabeçalho floral daqui do blog, que é uma imagem que diz muito de mim e que eu a planejei a meses. 
Tenho consciência que preciso dela para me organizar: Dois anos atrás a minha meta era ser organizada, então eu quis muito isso, pois sabia que não iria adiantar comprar a agenda, enfeitar e deixar ela de lado. E pode parecer que não, mas anotar as ideias além de se manter organizado irá trazer muito mais inspiração, então querer ser organizado é o ponta pé inicial para começo de conversa, pois se você quiser aquilo você irá se esforçar para atingir o seu objetivo. E faça como eu, queira muito as coisas em ordem para poder dá certo.
Anoto minhas ideias, faço listas, faço meu resumo semanal, minhas metas: Não faço da minha agenda um lugar chato de olhar e de ler. Por isso sempre anoto minhas metas que faltam realizar e as que já foram realizadas. Acho incrível em como anoto várias ideias e em decorrência de apenas uma vão surgindo novas e a melhor parte é que nunca fico sem inspiração para posts. As listas são as minhas preferidas, pois faço lista para tudo: viagem, faculdade, blog, o que falta comprar, o que já comprei, motivos para sorrir... Enfim... Fazer aquilo que não seja apenas obrigação, mas que seja uma diversão.
Anoto aquilo que não posso esquecer: Se eu tenho algo que não posso esquecer eu procuro anotar, pois não sei se já disseram isso para você, mas escrever é ótimo para decorar. E eu percebi que depois da agenda eu comecei a produzir mais, porque eu não esquecia daquilo que eu tinha que fazer. Nas semanas finais de Outubro eu me surpreendi com tantas coisas que eu fiz, pois como estava anotado e eu tenho o hábito de olhar minha agenda toda hora eu vejo o que falta eu fazer e aí já não perco tempo, vou logo fazendo e assim consigo produzir mais e organizar meu dia da melhor forma possível.
Deixo a agenda em um local que eu possa ver: Hoje eu não preciso deixar ela a mostra, pois todos os dias quando sento no meu home office para começar a postar, ou fazer alguma coisa eu lembro de pegar a agenda para revisá-la, pois eu já me acostumei. Mas quando eu estava começando a adquirir esse hábito eu deixava ela sempre em cima da minha mesa... E já com uma caneta em cima. Ficava bem mais fácil do que deixar na bolsa, em que eu só pegava para sair e não tinha tempo de escrever nesses momentos. Hoje eu já a deixo em todo canto porque eu lembro dela fácil, então é só questão de prática que nos acostumamos.

Troco assim que acho necessário: Pode parecer besteira, mas essa parte tem relação com o primeiro tópico. Você tem que se sentir bem escrevendo nela e sempre quando eu vejo que está velha, ou muito rabiscada eu a troco, porque se não eu perco a vontade de escrever. Não importa se é meio do ano ou no meio da semana. Pois quando eu compro uma nova tenho a mesma sensação quando fazia o fundamental e trocava o caderno por um novo, fazia planos de nunca mais arrancar folha, de não largar o caderno por aí e nem de riscar sem necessidade. Pois é com a agenda rola essa mesma sensação.

Verifico ao acordar e ao dormir minha agenda: Quando estou indo para cama penso logo em ver se eu consegui realizar todas as minhas tarefas. E aí passo um risco por cima, e sabe, não tem coisa melhor do que esse risco. Antes de ir para a faculdade ou já dentro da van planejo o meu dia. Ser realista é fundamental, pois ninguém consegue fazer milhões de coisas em 24 horas. Então, anoto aquilo que preciso fazer, os posts que preciso liberar, fotos que preciso tirar, trabalhos da faculdade, sair... Enfim, durante o dia só faço segui a listinha e acrescentar algum imprevisto.

Mantendo: Não vou negar que é difícil manter o ritmo no começo. Passar um ou dois dias sem saber o que escrever, ou sem lembrar é normal. Mas você terá que se esforçar um pouco, rola colocar lembrete no celular. Mas como eu disse acima, só quem realmente quer ser organizada irá consegui manter uma agenda. Pois requer prática e disciplina. Mas hoje eu vejo que valeu a pena eu ter começado a me organizar dois anos atrás, sou uma outra pessoa em relação a organização.
Não é tão difícil ser organizada com os estudos e com as outras coisas do dia a dia... Basta um pouco de esforço acompanhado de força de vontade. E pode parecer que não, mas o primeiro passo para se tornar mais organizado é com uma boa agenda em mãos.

Quem também não vive sem agenda? Como se organizam? Saber mais sobre organização nunca é demais.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Amo agendas e cadernos, mas não consigo ter o hábito de anotar as coisas. Nem a de celular eu uso com frequência. Já tentei várias dicas, mas até agora nada de conseguir seguir uma linha de organização; kkkk

    Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só praticar. Muita prática. No começo eu tinha muita vontade, mas pouca disciplina e isso acabou fazendo com que eu não conseguisse escrever. Mas pratiquei e hoje eu me sinto mal se não dou uma olhada na minha. Haha

      Excluir
  2. Eu tenho um caderno que eu mesma decorei só pra escrever as coisas do blog, ideias de postagens, as postagens que fiz, as datas de tudo, e as vezes ate rola de escrever o que estou sentindo, vai que sai uma postagem dali kkkk ;) Adoro escrever e tambem me senti mais organizada com o blog depois disso ;)

    Beijos

    http://BlogSemDrama.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, é uma delícia escrever não é Jéssica? Quando a gente percebe já estamos escrevendo demais e aí percebemos, mas poxa essa agenda é só do blog ou só da faculdade. Haha. Eu sou dessas.

      A gente percebe a organização... Que tudo fica mais fácil e em ordem com o blog.

      Beijos

      Excluir
  3. Cara, acabei de fazer um comentario incrivel aqui e minha net caiu .-.
    Em fim né, tava falando como me identifiquei, tenho um caderninho que chamo de caderninho da organicação haha comecei com ele não faz um ano ainda mas já notei como é algo essencial. Quando passo alguns dias negligenciando ele vejo como fico menos produtiva pois sem organização é bem complicado fazer tudo que temos pra fazer, cumprir metas, planejar, etc.

    Gostei muiito do que você falou sobre fazerda agenda um local agradavel, uma coisa que você queira pegar e escrever, fiquei morrendo de vontade de dar um "up" na minha!

    beijão,
    www.anandamaciel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha. Odeio como isso acontece Ananda.

      É sempre bom ter um caderninho e eu também percebo isso quando deixo o meu de lado. Haha. Sim, é super complicado... Já me acostumei demais com o meu.

      Que bom que gostou... E vai lá dá um "up" na sua, certeza que vai ficar muito mais agradável de escrever.

      Beijos

      Excluir

Popular Posts

Instagram

Inspiração do Dia

Inspiração do Dia